terça-feira, dezembro 30, 2008

2008: os meus favoritos da música

Não tenho por hábito fazer balanços, até porque nem ligo muito ao final do ano, mas desta vez apeteceu-me e aqui vai. Eis os meus álbuns/músicas favoritos(as) de 2008:

Nacional
António Pinho Vargas - Solo


Internacional
She Wants Revenge - Save Your Soul


A mais ouvida
Midnight Juggernauts - Into The Galaxy


A mais dançada
Eddie Thoneick - I Wanna Freak U (original mix)


A menos tudo/a mais odiada
Brandi Carlile - The Story

domingo, dezembro 28, 2008

dúvidas #7

Ananás: Pouco calórica e com muita água na sua composição, esta fruta é considerada diurética e uma óptima aliada da dieta, pois ajuda a controlar o apetite, fazendo com que se sinta saciada com apenas uma rodela, e é também um excelente hidratante corporal.
(retirado de um site qualquer sobre nutrição)

A pergunta é: será que a Bavaroise de Ananás que sobrou do Natal emagrece, apesar de ter levado duas latas de leite condensado e natas?

sexta-feira, dezembro 26, 2008

do Natal...

... sobrou a imensa comida e aquela que parece ainda andar no meu estômago, numa lenta (muito lenta!) digestão. Ficaram as prendas/presentes (vá, não quero que ninguém fique chateado por usar uma ou outra designação), que indicam uma nova fase da minha vida prestes a iniciar-se. Sobraram as velhas discussões familiares, típicas de uma família muito sui generis. E sobraram as broas mais duras (mas muito boas!) da história da consoada. Sim, estavam na minha mesa de Natal e acredito que, caso necessário, servissem na perfeição como arma de defesa pessoal contra o mais artilhado criminoso. :)

sexta-feira, dezembro 19, 2008

feliz natal


David Fonseca - O Come All Ye Faithful

Os vídeos dele por altura de Natal são já um clássico e este ano não é excepção. Permitam-me desejar-vos, (ab)usando (d)a arte do David Fonseca, um Feliz Natal. :)

terça-feira, dezembro 16, 2008

segunda-feira, dezembro 15, 2008

hoje é unhas e tratar da cárie

Espanta-me a quantidade de clínicas de tratamento de dentes que, de repente, nascem a cada esquina. Engraçado é perceber que, à primeira vista, não se parecem nada com as já tradicionais casas de tortura oral. O pior é que, atrás do ar simpático e do design ao estilo de clínica de estética, o temível universo das brocas e do poder de sucção dos malditos aspiradores continua bem vivo. Imagino que daqui a uns tempos, entre uma massagem, uma depilação ou um tratamento de unhas, haja quem nos trate das cáries. "Desculpe, bem sei que hoje venho para a depilação, mas haverá espaço para me tratar desta cárie?".

terça-feira, dezembro 09, 2008

música para viciar #27


Bloc Party - So Here We are

Não é uma novidade, mas o vídeo é lindo e tem uma fotografia que nos conquista logo (pelo menos a mim conquistou). E voltei a ficar viciado.

segunda-feira, dezembro 08, 2008

orgulho nacional?

O problema das televisões memorizarem o canal que vimos antes de as apagar é que, quando as voltamos a ligar, arriscamo-nos a ler coisas como "José Sócrates - Orgulho Nacional!" em programas de qualidade duvidosa, feitos para donas de casa. A coisa fica completa quando, além da bonita frase, os comentadores (também eles de qualidade... enfim...) estão cerca de 10 minutos a bajular o senhor...

quarta-feira, dezembro 03, 2008

open your eyes


Vanilla Sky

Well, I suppose the empty street meant loneliness.


PS: E esta é uma das minhas cenas favoritas do filme (e, quem sabe, de outros muitos filmes).

terça-feira, dezembro 02, 2008

les ch'tis

Não é por acaso que Bem Vindo ao Norte se tornou no filme mais visto de sempre em França. Engraçado é verificar que a sua promoção esteve longe de um Amélie ou de outras produções europeias, facto o que dá muito que pensar...



Fui, finalmente, vê-lo ontem. E vale muito a pena. O filme trata de forma hilariante as diferenças e os regionalismos entre o Sul e o Norte de França. À mistura, duas histórias de amor que renascem, mas que não o tornam lamechas nem maçador. Aconselho vivamente!

sábado, novembro 29, 2008

aviso...

... para quem for a Évora e ficar no Hotel Dom Fernando. Atenção aos chuveiros. Além de terem vida própria (pareciam cobras descontroladas) e de, por isso, algumas casas de banho terem ficado num estado bonito, deitam água com tanta, mas tanta força que as máquinas de lavar os carros, perto deles, são meiguinhas.

terça-feira, novembro 25, 2008

simulacro awards 08

Na categoria "Prognósticos, só no fim do jogo", o prémio vai para... a ambulância que chegou ao local de socorro 10 minutos antes do suposto sismo acontecer!

E na categoria "Deixa-me é pisgar daqui antes que isto abane", a distinção vai para... as empresas que deixaram os funcionários sair mais cedo, não fosse o suposto sismo causar confusão nas ruas!

sexta-feira, novembro 21, 2008

yeah yeah


Bodyrox ft.Luciana - Yeah Yeah

Será que alguém consegue ficar parado e indiferente a isto!? NOT ME!!
YEEEEAAAAAH!

quinta-feira, novembro 20, 2008

dúvidas #6

Atenção especialistas em construção civil, trolhas, pedreiros e afins! Há uma dúvida que me assola a mente. Aliás, muitas, mas esta em especial. Alguém me sabe dizer qual a razão de, sempre que um prédio está em construção, ser colocado um ramo de árvore preso aos andaimes?

quinta-feira, novembro 13, 2008

coisas que fazem bem à cabeça

Depois de dois meses frenéticos de trabalho (após as férias), é bom voltar a uma velocidade mais moderada e ter disponibilidade mental para coisas como música, cinema, saídas, amigos... Esta semana tem sido (e será ainda) rica em coisas que fazem bem à cabeça.

Segunda-feira, ao final da tarde e a convite da Lu, rumei à Gulbenkian para um recital de canto e piano com um barítono e uma pianista russos. Há muito que não perdia (ou ganhava) tempo a "ouver" algo mais erudito. Hoje (ou ontem), quarta-feira, lá fui ver o Arte de Roubar, do Leonel Vieira. Gostei. Despretencioso, muito engraçado (com bons momentos de gargalhada), bem construído. Vale a pena ver. Amanhã (ou hoje), rumo de novo ao cinema para o tão esperado Ensaio Sobre a Cegueira (o relato ficará para depois). Na sexta-feira outra coisa há já muito ansiada. Vou finalmente ver As Obras Completas de Shakespeare em 97 Minutos, com a sensação de ser o único tuga que ainda não viu a tão aclamada peça. E sábado... bem, o jantar já está combinado (diz que inclui sangria caseira) e a saída também... É o regresso à má vida. Ou não, ou não!

No meio disto tudo... bem tento não me lembrar de passar pelo netbanco para não ficar triste.

terça-feira, novembro 11, 2008

a propósito de duches...

... é incrível como alguns produtos para o banho, como gel ou shampoo, cheiram tão bem que chega a dar vontade de os comer às colheradas... ou então acompanhá-los com umas bolachas de água e sal...


PS: E este é, possivelmente, o post mais ESTÚPIDO da história dos blogs.

quinta-feira, novembro 06, 2008

wooooooow



Bem sei que é o terceiro vídeo seguido que aqui coloco. Sei também que tal facto pode revelar uma enorme falta de inspiração, mas não consegui resistir mesmo! O rapaz chama-se Corey Vidal, tem 21 anos e é oriundo do Canadá (as voltas que eu dou ao texto para evitar expressões como "canadiano" ou "canadense" lol). O gajo é um one man show (um pouco de inglês para impressionar); canta e dança fenomenalmente e faz coisas giras como esta que nos levam à loucura dos loops (e um toque de linguagem técnica, para rematar). Vejam!

segunda-feira, novembro 03, 2008

música para viciar #26


Janelle Monae - Many Moons

Ouvi a música ontem no M, descobri hoje no sítio do costume. Aqui está Janelle Monae.

sexta-feira, outubro 31, 2008

halloween smoochies



E para assinalar o halloween, três historinhas de encantar! ;)

bah!

Eu: Tou?
Amigo: Oi!
Eu: Então, chegaste bem à Madeira? Nem disseste nada...
Amigo: Oh pa, tens razão. Desculpa lá não ter dito nada, mas sim, cheguei bem.
Eu: Bah!
Amigo: Sabes, estamos a jantar. Viemos comer espetadas.
Eu: Odeio-vos!!!

E assim se deixa uma pessoa com ânsias de apanhar o próximo avião e chegar ainda a tempo do pudim de maracujá!

quinta-feira, outubro 30, 2008

follow the leader

Um neurocientista norte-americano especializado em funções do cérebro defende que quem utiliza habitualmente novas tecnologias terá, futuramente, mais sucesso a nível social. "As pessoas da próxima geração que vão estar na liderança são aqueles que dominam a componente tecnológica e as relações interpessoais", diz Gary Small.

E eu fico contente por este meu espaço contribuir para a liderança futura do nosso mundo. E já agora, que sejam as minhas ideias a vingar! ah ah ah

terça-feira, outubro 28, 2008

say what?

Informa-se os utilizadores das aplicações SGD, TAX, SGP, SCA, GES, SPO, SPV, OAD, SAD, SBA, SCE, SFP que estas vão entrar em manutenção a partir de...
Excerto do mail de trabalho recebido há pouco.

E viva a comunicação sem ruídos!

quarta-feira, outubro 22, 2008

táctica

Escolho os meus inimigos pela sua inteligência: não tenho um único que não seja idiota. (Oscar Wilde)
SMS em 22 de Outubro de 2008, 10:08:28

segunda-feira, outubro 20, 2008

portugueses...

Que os portugueses ainda precisam de crescer, já desconfiava. Hoje fiquei com a total certeza. Um fã dos Deolinda criou uma petição para que a música Movimento Perpétuo Associativo seja o novo hino nacional, substituindo A Portuguesa. Choveram comentários a abominar a ideia, longe de se perceber que tudo não passava de uma brincadeira. A verdade é que há pessoas a acreditar na existência de um movimento organizado de luta pela substituição do nosso hino.

Aqui para nós, apoio totalmente a ideia e até já assinei a petição. O actual hino, além de parecer uma banda filarmónica mal dirigida, não espelha de todo o actual Portugal, coisa que os Deolinda conseguiram de forma genial. Ora ouçam aqui e digam lá se a letra não fala de cada um de nós...

sexta-feira, outubro 17, 2008

é hoje!



É já hoje que começa um dos motivos do (muito!) trabalho que tenho tido nos últimos tempos. O esforço foi imenso (meu e de uma grande equipa, a vários níveis), mas vale a pena ver tudo a andar e pronto para começar. Se passarem pelo Seixal, não percam o SeixalJazz 2008 até 1 de Novembro. E agora vou para a abertura. Cya!

PS: Os artistas que aparecem no mupi são os nomes grandes do festival. Há muitos outros para ouvir ao longo de quase três semanas.

quinta-feira, outubro 16, 2008

oh não!

Já não bastava o anúncio no cinema e a voz esganiçada na maioria das rádios. Agora, vou ter de conviver no mesmo território com a Brandi Carlile durante três dias, já que a senhora vem cá fazer uns concertos. Vou fazer todos os possíveis para não passar perto do Coliseu que vai estar cheio de fãs, não dela, mas da música que toda a gente ouve. Aliás, eu acho que aquele pessoal gosta tanto de música que bastava a senhora tocar em repeat o The Story durante duas horas e o pagode ficava todo satisfeito.

segunda-feira, outubro 13, 2008

triste

E não é que tiraram as máquinas das comidas do meu trabalho? Não há direito! Em quem vou despejar agora a minha raiva? Quem vai agora sacar-me dinheiro e ficar com o troco? Quem? Quem?

quarta-feira, outubro 08, 2008

portugueses?

O mundo está cheio de queques prepotentes e vaidosos, burros como pedras, com a mania que são bons e com meios para derramar sangue a gosto. Portugal também tem a sua quota-parte. Os Sebastiões, neste deprimente aspecto, são eternos e estão sempre presentes, nas bichas da charcutaria e nas touradas, só para chatear duas clientelas. Custa vê-los não por serem chocantes, mas por serem tão previsíveis, limitados e profundamente boring. É escusado tentar falar com eles porque a combinação da estupidez com a mania da superioridade é uma simbiose que se perpetua a si mesma.
Miguel Esteves Cardoso in GQ (Outubro 2008)

Apenas um excerto de um texto delicioso acerca de D. Sebastião que vale a pena ler na GQ de Outubro.

terça-feira, outubro 07, 2008

petição

Alguém é capaz de calar a esganiçada da Brandi Carlile?

Arghhh que já não há paciência para ouvir a The Story!
Tenho dito. Sinto-me bem mais aliviado por ter despejado a minha raiva!

segunda-feira, setembro 29, 2008

mirrors



Se vivesse dentro de um espelho, seria assim que veria o meu blog...
Tudo isto a propósito do Mirrors, de Alexandre Aja. Grande filme, com um surpreendente final. Mais uma prova do talento oriental na escrita de argumentos deste género. Recomendo!

quinta-feira, setembro 25, 2008

popcorn's NOT allowed

Eis o nome do novo espaço aqui no blog. Do lado esquerdo, logo a seguir às músicas, vão passar a encontrar trailers de filmes, tenham já sido ou não vistos. A certeza é de que, mais tarde ou mais cedo, irei vê-los ao cinema. Para inaugurar a secção, escolhi Mirrors, de Alexandre Aja. Apesar das críticas apontarem alguns defeitos ao filme, gosto do argumento e estou curioso para ver como foi transposto para a grande tela.

segunda-feira, setembro 22, 2008

verdades

Da última vez que alguém disse uma verdade que me magoou, não me lembro de ter batido palmas ou de ter soltado sequer um sorriso. Posso ser eu a estar errado, é claro, mas quer-me parecer que a maioria das pessoas, em situação semelhante, fará tudo menos bater palmas e/ou rir.

Pois foi precisamente isso que vi ontem no tão falado Momento da Verdade. Perdi algum do meu tempo a descobrir o programa por todos falado (porque detesto ficar de fora das conversas!) e aquilo a que assisti foi... digamos... enfim... sem palavras. Como é que alguém bate palmas e ri com uma aparente normalidade quando o seu conjuge confirma, à frente das câmaras, que já tentou seduzir a mulher de um amigo? Assusta-me a forma como estas barbaridades são desculpadas, ali mesmo à frente de milhares de pessoas, como se fosse algo tão natural como alguém irritado porque a embalagem de leite vazia ficou em cima da bancada da cozinha em vez de ir para o lixo...

domingo, setembro 21, 2008

frases #5

Respirar com os olhos, desvendar oxigénios.

Waltercio Caldas (livro de artista)

Esbarrei com esta frase numa exposição/instalação que vi hoje na Gulbenkian. Tinha de a partilhar.

saturday night pic #6


Tirada algures, às 3.19h. E mais não digo... :p

quarta-feira, setembro 17, 2008

back to work

E eis-me de volta ao trabalho. Os primeiros dias são aquela coisa complicada, daí que tenha optado por regressar a meio da semana. :) E quando pensava que tudo estaria calmo, eis que encontro o caos completo. Valeu o carinho dos colegas ao me terem de volta. E vale fazer o que gosto!

sexta-feira, setembro 12, 2008

música para viciar #25


Kylie Minogue - The One

Não sei se é para encerrar a silly season, mas estou viciado neste vídeo. Nunca liguei muito à Kylie Minogue (gosto pontualmente de algumas coisas), mas não sei o que tem esta música (e vídeo) que me captaram a atenção. Love Me, Love Me, Love Me!

quinta-feira, setembro 11, 2008

avisos!



Este é, muito possivelmente, o aviso mais assustador que alguma vez vi. Está num elevador do prédio de um amigo meu e alerta para o perigo (e sua consequência) inerente ao transporte de um contentor do lixo (ou de outros objectos do género). Apesar de estar um pouco estragado, acho que dá para perceber o que acontece caso o dito objecto fique à entrada do elavador. É realmente assustador e arrepiante. A primeira vez que vi este aviso a reacção foi só uma: afastar-me da porta e ir os longos oito andares encostadinho à parede... MEDO!

quarta-feira, setembro 10, 2008

aviso à navegação

Se virem um smart branco e preto a passar na estrada com um gajo ao volante, aos gritos e a cantar, provavelmente sou eu a ouvir a banda sonora do Mamma Mia. Pois que podia dar para pior, mas é o que se tem. E estou de férias (ainda) e apetece-me!

terça-feira, setembro 09, 2008

here I go again!



Esta é uma das razões para hoje ter acordado com um sorriso nos lábios. Há muito que queria ver o Mamma Mia (já tinha visto o musical ao vivo) e ontem foi o dia. Adorei! O filme não tem pretensão de ser uma obra-prima (também não foi com essa ideia que o fui ver), mas diverte, faz cantar e dançar na cadeira. Resultado: ando desde ontem com as músicas na cabeça e na boca e com uma vontade imensa de o voltar a ver. E vou mesmo! Voulez-vouuuuuss ha ha!

frases #4

Disseram-me que eu tinha uma voz velha para o projecto da Comercial, quando eu era a pessoa que mais música nova passava.

António Sérgio in Jornal de Notícias

O (triste) estado da rádio em Portugal numa simples frase. E nem é preciso dizer mais nada.

segunda-feira, setembro 08, 2008

vim...

...de férias de um sítio mágico, junto ao mar. Não tenho fotos. Trago as imagens, o calor, o sol, a areia e o vento dentro de mim.

terça-feira, setembro 02, 2008

vou...

...para fora uns dias. Não estranhem a ausência de novidades aqui até à próxima semana. Prometo fazer o relato depois. :)

Boas férias para quem ainda está! (às vezes sinto que sou a única pessoa no mundo de férias lol)

segunda-feira, setembro 01, 2008

saturday (or sunday morning) night pic #5



Esta foi tirada na Estação de Entrecampos, às 7.29h de domingo, depois de uma noite LOUCA e de abusos em que festejei mais um aniversário na companhia de alguns dos meus melhores amigos. Obrigado a todos os que estiveram presentes e aqueles que não puderam ir, mas que lá estiveram na mesma...


PS: E obrigado à Marina pelo colo :p

sexta-feira, agosto 29, 2008

msn talk #3

nuno nunopearl.blogspot.com diz:
olá, tudo bem?
the flyer diz:
arkanoid...
nuno nunopearl.blogspot.com diz:
olá pra ti também

análise

Queria apenas compreender que aptidão é esta que me faz ficar, repentinamente, nas situações mais estranhas e, ao mesmo tempo, surpreendentes. Este ano tem sido particularmente fertil em casos complicados, confusões e mal (ou então não) entendidos. Parece que cada passo dado, ao invés de ser um avanço, mostra-se um real recuo, nomeadamente ao nível das relações com os outros.

Como exigente que sou (com os outros), mas principalmente comigo mesmo, tenho perdido algum tempo a analisar tudo o que se tem passado nos últimos meses (apesar das auto-análises serem sempre perigosas e pouco distanciadas). As pessoas envolvidas são diferentes, tal como cada situação se tem revestido de contornos muito próprios e peculiares. A que conclusão chego? Apenas a uma: gostava que, na maioria dos casos, o problema se revelasse meu e só meu. Confesso que, após identificação da falha, seria bem mais fácil resolver a situação (ou as situações). Quem me conhece sabe que sou o primeiro a querer as coisas bem resolvidas e definidas. Quem acha o contrário, então, muito possivelmente, não me conhece (ou não quer conhecer). Chego à conclusão que posso ter falhado aqui e ali, mas percebo que não foram essas minhas falhas as principais responsáveis pelas rupturas ou pelos problemas.

Então deves sentir-te melhor, após esta análise, não? - perguntam vocês. Eu respondo: não, de forma alguma. Os amargos de boca continuam e a irritação por não conseguir muitas vezes ser ouvido está cá. Dentro de mim, vive ainda a raiva pelo facto dos argumentos que me atiram à cara serem, na maioria das vezes, falaciosos (para já não falar daqueles que, por falta de outros recursos argumentativos/real inteligência, caem no insulto barato).

terça-feira, agosto 26, 2008

summer tunes

Duas das músicas que, no inverno, me vão fazer lembrar este verão e as noites mal dormidas, mas bem dançadas. Porque a silly season pede coisas leves e que não façam pensar muito, aqui vai: Ne-Yo, com Closer, e Madonna (com o Pharrell), em Give It 2 Me. Faltou apenas o Black and White, do Michael Jackson, para lembrar as caras de parvos que fazemos ao dançar isto, mas o vídeo não está disponível...

domingo, agosto 24, 2008

on the radio

Please stop,
Don't walk,
Don't talk.

This time I must be strong enough,
No, it's not enough, no, it's not enough,
So, I'll raise my head up hight
I, lift my voice high I, doing it with pride
This time I'll make things right this time,
This time I won't look back
Because time will not go back,
So I'll find myself this time.

The Gift - Cube

E mais uma que, de repente, desatou a tocar no rádio. E mais uma que consegue dizer tanto neste momento...

sexta-feira, agosto 22, 2008

quinta-feira, agosto 21, 2008

música para viciar #24


José González - Killing For Love (Beatfanatic Remix)

Um dos meus vícios mais recentes. Se o original já era bom, esta remix deu-lhe ainda mais brilho. Just love it.


PS: Só é pena não ter vídeo decente. Fica o som!

ost

Se a noite passada tivesse uma banda sonora seria, certamente, o I Go To Sleep da Sia. Não foi preciso imaginar "that you're there with me". A minha fábrica dos sonhos (ou pesadelos, sei lá) encarregou-se disso.


PS: Se isto continua assim, vejo-me obrigado a encerrá-la ou a deslocalizá-la para um país com mão-de-obra mais barata (e duvidosa).

terça-feira, agosto 19, 2008

mental note #2

Da próxima vez que a rapariga que me fez o piercing disser para desinfectar a zona com Betadine duas vezes por dia, vou seguir os seus conselhos e fazer apenas DUAS aplicações diárias e não QUATRO, como desta vez. É que, afinal, aquilo é um medicamento. E diz que pode ter efeitos secundários e causar reacções físicas um pouco chatas...

meet wall-e



Um dia, quero ter um robot destes na minha vida. É difícil não ficar com essa vontade depois de ser ver o filme (e depois de alguns anos a lidar com humanos, também).

segunda-feira, agosto 18, 2008

produtivo!

Sinto que este ano estou mais produtivo no trabalho. Se me perguntarem porquê, responderei: problemas emocionais/sentimentais levam a uma maior dedicação a tarefas passíveis de nos distrair de coisas menos boas. O trabalho é uma delas.

quinta-feira, agosto 14, 2008

little olympic lies

Primeiro foi a pequena cantora chinesa na cerimónia de abertura que, afinal, fazia playback. Agora sabe-se que parte do fogo-de-artifício visto na televisão foi criado informaticamente por questões de segurança. Que revelações vão ainda surgir? Com tanta tanga, começo a duvidar que os Jogos Olímpicos estejam realmente a decorrer. Ou então ainda se vai descobrir que as medalhas são de chocolate...

quarta-feira, agosto 13, 2008

menos social?

Concluo que tenho defeitos e que muitos deles se devem à minha não-capacidade para ser egoista ou para passar por cima dos outros tentando obter o que quero. Serei menos social por isso?

terça-feira, agosto 12, 2008

as máquinas das comidas

Sempre nutri um estranho fascínio pelas máquinas das comidas. Lembro-me que na faculdade eu e uma colega minha faziamos o circuito das várias máquinas lá existentes em busca do melhor café ou do capuccino perfeito. Quando encontravamos, a máquina desaparecia misteriosamente dias depois. Mas aquilo que mais me fascina (ou não) é quando as infernais cornucópias que seguram as comidas não rodam até ao fim, fazendo com que o produto não caia. Seguem-se os encontrões, os pontapés, os murros e o desespero porque, afinal, só temos aquela moeda e queremos simplesmente enganar o estômago até à próxima refeição. E vale tudo para obter um produto que, além de custar o triplo do preço, não presta ao nível nutritivo. Tudo, menos ficar sem ele.

Há cerca de um ano, brindaram-me no trabalho com duas fantásticas máquinas destas. Fiquei radiante, mas a alegria cedo terminou. Estas devem ser as piores máquinas de comidas da história das máquinas de comidas. Não há dia em que não tenha uma surpresa, sempre desagradável. E digamos que desatar aos pontapés a uma máquina destas num local que requer silêncio não será a melhor opção. E o pior é que continuo a insistir...

segunda-feira, agosto 11, 2008

saturday night pic #4



Porque o sábado à noite foi de festa e porque há muito tempo que não me divertia assim, uma foto tirada num dos saltos da noite. I touch the sky, sky, skyyyyyy!

quinta-feira, agosto 07, 2008

definição

Um "parque temático de incongruências socio-políticas". É desta forma que Mário Crespo define o nosso país, num artigo a propósito dos ciganos da Quinta da Fonte. Concorde-se ou não com o teor do dito artigo (tenho a minha opinião e não a vou aqui dizer), esta é uma das melhores definições de Portugal dos últimos tempos.

quarta-feira, agosto 06, 2008

costumes esquisitos

Sempre que dou o endereço do meu blog a alguém tenho o costume esquisito de visitá-lo, tal como se eu fosse outra pessoa. Fi-lo há 5 minutos, de novo. Olhei para o histórico, aqui mesmo ao lado, e reparei na quantidade de meses e anos que já lá vão desde o primeiro post. Naveguei até aos primeiros meses, depois fui mais a meio e finalmente até Janeiro deste ano. Bastou reler alguns posts e perceber que muita coisa mudou em mim. Bastaram umas linhas para relembrar momentos. É estranho como consigo lembrar-me perfeitamente daquilo que sentia ao escrever certas coisas. Bom caderno de memórias, isto!

desabafo?

Respiro-te.
Sinto o odor que só eu sei sentir.
Invado as linhas que te limitam.
Transgrido limites que em uníssono deixam de o ser.

segunda-feira, agosto 04, 2008

ahhh pois é!

Gosto de ti meu gajo mai lindo!!! Beija boa.
SMS em 4 de Agosto de 2008, 14:37:03

E é tão bom quando, sem estar à espera, se recebem mensagens destas...
És um amor, Cátia! ;)

sexta-feira, agosto 01, 2008

música para viciar #23


Hot Chip - One Pure Thought

Mais uma para viciar. Porque andei todo o dia com ela na cabeça e acho que é boa para o início do fim-de-semana. E o vídeo como os Hot Chip já nos habituaram: delicioso.

segunda-feira, julho 28, 2008

again and again

Ah e tal, porque as relações são difíceis e encontrar alguém é complicado. Pois, é verdade. Mas não seremos nós os principais responsáveis por isso? Irrita-me esta cruzada em que me vejo de repente metido. Acabo sempre por me deixar levar pelas pessoas e situações mais complicadas e depois lixo-me. Não entendo que raio de sentimento é este que me leva a querer vestir a pele de Madre Teresa e achar que, mesmo as pessoas mais complicadas, podem ter um fundo totalmente válido que vale a pena conhecer e aprofundar. Porque, para mim, elas só precisam de ser salvas. E depois, cá estou eu armado em super-herói da treta a tentar puxá-las para cima. E elas a ir para baixo. E depois lixo-me. E lixei-me. Mais uma vez.

patrão fora...

Este ano a minha chefe esmerou-se. Foi de férias e deixou-me a secretária bem recheada (para já não falar no mail...).



Foi assim que encontrei a minha mesa esta manhã. De referir que na sexta-feira, ao final da tarde, a tinha deixado sem um único papel... As próximas semanas prometem! E ainda faltam 19 dias úteis para as férias...

sexta-feira, julho 25, 2008

diz-se

Não se mostra o trajecto,
a quem parte para se perder.
Não se dá boleia,
a quem precisa de ir a pé.


Mesa - Boca do Mundo

Porque hoje acordei com esta na cabeça. Podia dar-me para pior, mas deu-me para isto.

quinta-feira, julho 24, 2008

o camané, o camané...

E eis a música da piada (ou não) do dia. Adoro!


The Ting Tings - That's Not My Name

Sing along: "o camané, o camané, o camané, o ca-ma-né"!

terça-feira, julho 22, 2008

creepy

Definitivamente, o meu 91 tem um pacto com o diabo. Cada vez que termino uma chamada, olho para o visor e lá está o 666. Assim, do nada... Creeeeepy!

domingo, julho 20, 2008

... (updated)

No lugar deste post, estava um outro. Estupidamente, coloquei-o aqui. Precipitei-me. Não sei porque o fiz, mas sei que com ele acabei por magoar uma pessoa. Peço-te desculpa por isso.

sexta-feira, julho 18, 2008

lol

Isto é bom, dá movimento ao país!
Valentim Loureiro, a propósito do trabalho que advogados e magistrados vão ter, ao analisar um dos processos em que está envolvido.

quinta-feira, julho 17, 2008

useful information (ou não)

Acabei de descobrir as coordenadas exactas (mais centímetro, menos centímetro) da secretária do meu quarto onde estou agora. Ei-las:

Lat.: 38.642001986639826
Long.: -9.154686480760574

PS: By the way, a cama está mesmo atrás de mim. ;)

terça-feira, julho 15, 2008

atracção / repulsão



Às vezes, gostava de ter poder para mudar a polaridade da minha vida, atraindo o que interessa em detrimento do dispensável. Os últimos dias provaram a minha derrota neste campo.

(Porque um simples e inocente pacote de açucar pode despoletar toneladas de pensamentos. Ou então, porque o nosso estado nos faz atribuir a palavras e/ou objectos sentidos muito próprios.)

sábado, julho 12, 2008

believe it or not

You don't need human relationships to be happy, God has placed it all around us.
Christopher McCandless (Into The Wild)

Concordo tanto com esta frase... Hoje, mais do que nunca. Talvez por saber que amanhã, depois de babar a almofada durante a noite, olharei para este post e direi: "não concordo nada com isto".

PS: Ahh, e vou também ficar espantado por ter escrito "depois de babar a almofada"...

até ontem...

... chorava ao som de outra música. Hoje, passou a ser ao som desta.


Sia - Breath Me

Ouch, I have lost myself again
Lost myself and I am nowhere to be found
Yeah, I think I might break
Lost myself again and I feel unsafe

...

sexta-feira, julho 11, 2008

brincadeiras

The rules are simple. Pick a family and make them play.
Funny Games (Brincadeiras Perigosas)

Numa palavra: enervante. Raras vezes um filme me conseguiu fazer entrar tanto nele. Senti-me raptado, preso em casa e angustiado com a ideia de ir ser morto e nada poder fazer.

quinta-feira, julho 10, 2008

olha o puzzle!

Eis uma das melhores invenções dos últimos tempos que a revista 365 fez o favor de divulgar. Chamam-se Puzzles de Ódio e destinam-se a enviar por correio, por montar, às pessoas com quem terminamos relações amorosas (ou outras do género). Quando elas pensam que vão receber algo de carinhoso ou a mostrar algum arrependimento, eis que surge esta maravilha! hehe A única tristeza no meio de tudo isto é que a invenção chegou tarde à minha vida, caso contrário teria feito uns envios...





PS: Podem encontrar estes puzzles na edição de Maio de 2008 da revista 365.

terça-feira, julho 08, 2008

sunday night movie #1

Depois de duas atribuladas semanas de trabalho, voltei (finalmente!) às minhas sessões de cinema aos domingos à noite. O regresso foi em grande, com um filme arrepiante: O Orfanato. Algumas considerações que fazem deste um filme a não perder: bons planos e movimentos de câmara muito bem conseguidos, uma iluminação e fotografia esmeradas (bons ambientes), terror/suspense na dose certa e muito boas interpretações. Eis o trailer para abrir o apetite:


O Orfanato (El Orfanato)

Ainda esta semana (talvez amanhã) quero ver o Brincadeiras Perigosas. O filme é um remake de um outro, homónimo, realizado pelo mesmo realizador há cerca de 11 anos. Não me consigo lembrar se na altura o vi, mas estou expectante para o ver agora. E aqui vai o trailer:


Brincadeiras Perigosas (Funny Games)

ouch 2!

Os Delfins anunciaram o final da sua carreira em 2009. Depois dos Scorpions, este é capaz de ser o final mais triste de uma banda. Pior do que isso é saber que, antes de terminarem, ainda vão lançar mais um trabalho de originais que irá rodar nas RFM's e nas Comerciais até à exaustão... Nãaaaaaaaaao!

sexta-feira, julho 04, 2008

ouch!



E quando julgava que tudo já estava inventado, eis que surgem brincos para olhos, pequenos pendentes presos a uma lente de contacto. A invenção é do criador holandês Eric Willem Klarenbeek que, quando questionado acerca do incómodo que este acessório pode causar nos olhos, garante que quem está habituado a usar lentes de contacto conseguirá suportar estes "brincos". Sinceramente até acho o efeito final engraçado...

E há mais criações deste senhor. Vejam-nas aqui.

quinta-feira, julho 03, 2008

e...

...sinto-me inspirado e amanhã é sexta e há natação logo de manhã e depois trabalho e praia a partir das 4 da tarde.

música para viciar #22


Jamie Lidell - Another Day

E por falar naquilo que ando a ouvir além de Coldplay :p, ora aqui vai algo que há muito queria aqui colocar/divulgar. A música é fresca, cheira a verão e a dias de praia e eu gosto. Muito mesmo. E depois de a ouvir é impossível não a ouvir de novo e cantar o refrão até ao nosso colega de gabinete dizer "já mudavas, não?".

música para torrar

Na categoria "música que me faz ficar dentro do carro à torreira do sol" tenho de incluir a que me fez ficar a suar hoje, aqui à porta de casa. Chama-se Death And All His Friend e é um dos grandes momentos do novo álbum dos Coldplay. Sim, sei que parece que não ouço mais nada nos últimos tempos. É verdade que tenho ouvido muito Coldplay (este e os anteriores), mas há mais coisas que me têm surpreendido e acompanhado nas idas para a praia.

No I don't wanna battle
From beginning to end
I don't wanna cycle
Recycle revenge
I don't wanna follow
Death and all his friends

segunda-feira, junho 30, 2008

my own



Acredita, está(s) num lugar muito especial. E um dia, pode ser que com ela escreva o teu nome na areia.

quinta-feira, junho 26, 2008

nota

9
Eis a nota obtida no exame final de espanhol.

PS: By the way, a escala em Espanha é de 0 a 10 :p

terça-feira, junho 24, 2008

vidas

Há muito que não tinha dias tão atarefados/complicados/demoníacos. Tenho trabalhado até à meia-noite e os dias normais também não têm sido fáceis. E a coisa vai continuar assim até domingo... A juntar a isto, o curso de espanhol, com o exame final ontem à tarde (até correu bem para aquilo que não estudei lol), as correrias casa-trabalho-piscina-trabalho-casa, os cafés em versão rápida, a falta de tempo para algo realmente importante (tinhas de cá vir agora... bah!), o reatar com um amigo depois de um mal-entendido parvo, resolvido com uma conversa franca e civilizada (daquelas apenas ao alcance de algumas pessoas...), as férias por marcar, os almoços e os jantares em versão extra-fast-light (não há tempo para mais!)... E os Coldplay no mp3, no carro, no trabalho. Viva la Vida!

domingo, junho 22, 2008

do not disturb...



...estou a ouvir o novo álbum dos Coldplay. Estava na lista há algum tempo, mas ainda não tinha chegado a sua vez. É mais do mesmo, mas no total bom sentido da expressão. Gosto do estilo (sempre gostei) e este não fica atrás de anteriores. E vamos lá ver se NY não está perto...

coisas que se "houvem"

Ver os notíciátios na televisão pode ser bem divertido, principalmente quando se ouvem coisas como:

- "...nós só queremos sangrar na vida..." (até à morte, digo eu);
- "...o governo não deu fio de back às nossas exigências..." (da maneira que as coisas andam, só se fosse um fio de corda...).

quinta-feira, junho 19, 2008

ufa!

E pronto, terminou o pesadelo chamado Euro! :)
Será que é desta que o país vai acordar para o seu real estado e preocupar-se com o que é, efectivamente, importante?

...

Embriagamo-nos para que a desolação do presente não nos suicide. Não somos felizes... mas que importa isso se temos a memória cheia de longínquas linhas de água, de mapas e de rostos secretos, de biografias e de olhares, de paisagens e de naufrágios, de céus, de portulanos e de cartas extraviadas...

A memória e o corpo são um fascinante livro de viagens.

Al Berto

quarta-feira, junho 18, 2008

música para viciar #21


Bad Religion - A Walk

Nem me consigo lembrar há quantos anos não ouvia esta música. Hoje de manhã, no caminho para o trabalho, o Zé Pedro fez o favor de a passar na Radar. Engraçado como ainda sabia a letra toda...

domingo, junho 15, 2008

she's back

Depois de uma semana e tal a minha mãe está de volta a casa. Tudo voltou à ordem habitual, incluíndo o meu quarto. Mais uma semana, com tanta ida à praia (e com a areia acumulada), este espaço seria um forte candidato à bandeira azul...

quinta-feira, junho 12, 2008

take me out

Adoro a facilidade com que os portugueses viram o bico ao prego conforme lhes convém. Um dia, protestam contra o preço dos combustíveis. No outro, fazem quilómetros para apitar a vitória da porcaria da selecção, incomodando quem se está a cagar para essa treta. Hoje, estão solidários com os gajos das transportadoras como sendo uns heróis que fazem frente ao governo. Amanhã, se isto continuar e os bens essenciais começarem a faltar, vão crucificar os camionistas. A cereja em cima do bolo são os cromos dos piquetes de greve que ainda não entenderam o significado da palavra liberdade, querendo obrigar os outros a aderirem ao boicote.

Eh pa, alguém me diz onde se carrega o botão de teletransporte para outra realidade?

quarta-feira, junho 11, 2008

wake up

A pergunta é: como é que cheguei à piscina hoje de manhã? Tenho a sensação que apenas acordei ao dar as primeiras braçadas, não guardando na memória nada que se tenha passado até então...

terça-feira, junho 10, 2008

alternative life

Me (via sms): Às vezes preferia ser uma personagem de um filme com um final feliz. Ficava apenas no quimico da película, mas sempre seria algo mais eterno...

Friend (via sms): Eu preferia ser um bronco, daqueles que não pensam e limitam o sentimento às vitórias da selecção.

Me (via sms): Olha, também seria uma hipótese a considerar...

quinta-feira, junho 05, 2008

eu fui!



Uma foto tirada na minha primeira manifestação em contexto laboral. Só faltou um diploma de baptismo, assim como se faz quando andamos a primeira vez de avião. :)

quarta-feira, junho 04, 2008

post a duas cores

Porque é que as pessoas têm medo? Porque é que eu tenho medo? O que leva os outros a tomar atitudes que nem sempre compreendemos? O que me leva a tomar atitudes que os outros nem sempre compreendem? Porque é que é tão difícil perceber as atitudes alheias? Porque é que é tão difícil compreenderem as minhas atitudes? Porque fogem as pessoas? Porque fujo eu? Terão medo de compromissos? Terei medo de compromissos?

fly away

Segundo o Google, assinala-se hoje a primeira viagem em balão de ar quente. Confesso que voar num destes balões faz parte da lista de "coisas que quero fazer antes de morrer e que se podem divulgar publicamente". A concretização está próxima: já tenho preços (dividido por todos nem fica caro) e locais e até um grupo de pessoas interessadas em embarcar comigo na aventura. Alguém se quer juntar?

terça-feira, junho 03, 2008

olhos

Um dia no jardim
fiquei muito espantado
encontrei uma miúda
com olhos por todo o lado.

Era de facto encantadora
(e também assustadora!);
e, porque tinha boca para falar,
pusemo-nos a conversar.

Falámos sobre flores
e das suas aulas de poesia,
e dos problemas que teria
se tivesse miopia.

É óptimo namorar
alguém que tanto nos olha,
mas se desata a chorar
apanhamos uma molha.

"A Rapariga Com Muitos Olhos", de Tim Burton in "A Morte Melancólica do Rapaz Ostra e Outras Histórias"

segunda-feira, junho 02, 2008

wake up

Começa hoje o julgamento de um homem acusado de degolar uma mulher.
(SIC Notícias)

Eis a primeira frase que ouvi esta manhã, assim que liguei a televisão ao acordar. Ahh, mas que forma tão agradável de começar o dia!

domingo, junho 01, 2008

parkour!

Quando um palhaço qualquer estaciona o carro mesmo colado à porta de um prédio na zona de Santos, e a pessoa quer sair para a rua, nada como recorrer ao parkour, num estilo muito próprio lol, e ultrapassar o obstáculo, saltando e andando em cima da dita viatura. Espero que tenhas gostado da marca dos meus ténis, oh cromo!

PS: Não sou nada maníaco com o meu carro (pelo contrário), mas como é que as pessoas largam as viaturas em qualquer sítio e vão alegres e descansadas à sua vida, sem pensar que podem prejudicar a vida dos outros? bah!

sexta-feira, maio 30, 2008

música para viciar #20

A primeira ideia era colocar o Save Your Soul, dos She Wants Revenge, mas o vídeo que encontrei no YouTube não era nada de especial (e tão pouco o oficial). Depois, pensei em colocar MGMT, mas decidi fazê-lo aqui ao lado. Sobrou aquela que considero uma das surpresas dos últimos tempos. Ei-la, com apenas 23 anos: Scarlett Johansson.


Scarlett Johansson - Falling Down

palmas

Confesso que estou a ficar fã dos debates quinzenais no nosso parlamento. Gostava era de saber quem é o autor daqueles textos que, a juntar à direcção de actores, revelam um trabalho exemplar. Palmas!

segunda-feira, maio 26, 2008

o que era aquilo, pa!?

Porque que razão continuam a deixar que os espanhóis produzam música? Eh pa, deixem-os fazer paellas e tapas, erguer monumentos e criar obras de arte, vender gasolina mais barata e ter um melhor nível de vida; mas haja alguém que os proíba de fazer música, por favor!

É que quando pensava "a coisa não pode piorar", eis que surge mais uma pérola, desta vez através do Festival da Eurovisão. Baila el Chiki Chiki é o nome da música. Três minutos infernais de horror e medo que, para mim, devem ter sido dos piores momentos da história da música e da televisão. Como é que o país do Miró, de Picasso, de Gaudi e de Dali permite que isto aconteça?

domingo, maio 25, 2008

the music

Se a noite de ontem fosse uma música, certamente seria a This Ranging Light, do David Fonseca. Menos pela letra; mais pelo som, pela sensação, pela batida...

sexta-feira, maio 23, 2008

música para viciar #19


Adele - Cold Shoulder

Confesso que não fiquei nada entusiasmado com o Chasing Pavements, mas esta conquistou-me à primeira audição.

quarta-feira, maio 21, 2008

balançar

Pedes-me um tempo
para balanço de vida
mas eu sou de letras
não me sei dividir
para mim um balanço
é mesmo balançar
balançar até dar balanço
e sair...


Mafalda Veiga - Balançar

Um dos melhores momentos do álbum novo. Grande música, grande letra...

segunda-feira, maio 19, 2008

saturday night pic #3



Apesar de ter sido tirada algures na noite de sábado, em local e tempo incertos, acho que resume uma boa parte do fim-de-semana. Duas noites grandes, muito movimentadas mesmo! Amigos, sangria, caipirinhas, encontros, muita dança, muitos olhares e alguns "abordanços", um domingo em Sintra, jantares, cinema e um "reencontro" há muito desejado. E um início de semana difíciiiiiiiiiiiil!

quarta-feira, maio 14, 2008

este blog...

... de repente tornou-se muito interessante do ponto de vista da fruição cultural. Time to get back to my silly thoughts!

primitive shopping

Adoro o sentido de humor e de oportunidade de algumas das intervenções de Banksy, um artista britânico na onda da street-art, conhecido - aliás, desconhecido - por intervir em locais públicos, escondendo a sua verdadeira identidade. A imagem abaixo ilustra isso mesmo. Ele entrou num museu e colocou aquela pedra com um suposto tag primitivo ao lado de reais exemplares arqueológicos. Resultado: a obra manteve-se intacta durante cerca de oito dias sem que alguém notasse a sua existência.



PS: Deliro ao imaginar o homem primitivo com a sua Maria a empurrar um carrinho de supermercado...lol

segunda-feira, maio 12, 2008

world press photo 08


Foto de Mário Proença/World Pictures News

É da autoria de um português e foi uma das imagens que trouxe na memória depois de visitar ontem o World Press Photo 2008/8º Prémio Fotojornalismo Visão-BES, no Museu da Electricidade. A foto foi captada em Sintra, durante um incêncio, e retrata uma rapariga em pânico a fugir do fogo, levando alguns haveres num saco.

Quanto às outras imagens... bem, há coisas interessantes, sem dúvida, mas confesso que não me encheram totalmente as medidas. Chamo a atenção para as fotos de uma reportagem publicada no jornal espanhol El País, nas quais o nosso primeiro-ministro parece saído de um qualquer filme publicitário ou de uma produção «hollywoodesca», daquelas que falam de conspiração e de espionagem e de guerras e da casa branca e whatever!

movie quotes #3

São precisos aproximadamente 225 Kg para esmagar um crânio humano. Mas a emoção humana é uma coisa bem mais delicada...
Cashback (Bem-vindo ao Turno da Noite)

quinta-feira, maio 08, 2008

where to?

Lisboa-Londres-Barcelona-Lisboa?
Lisboa-Barcelona-Londres-Lisboa?
Lisboa-Londres-Madrid-Lisboa?
Lisboa-Funchal-Porto Santo-Lisboa?

Dúvidas! Muitas! Bah!

terça-feira, maio 06, 2008

guess who's back

É impressionante como as obras em casa parecem prolongar-se no tempo, mesmo depois de tudo terminado e (supostamente) arrumado. Depois de mais de um mês e meio passado, o meu quarto não me pára de surpreender com objectos que julgava perdidos para todo o sempre. Desta vez foi a corrente da carteira que voltou, sabe-se lá de onde. Agora só falta o cabo de ligação da máquina digital ao PC. E acho que é tudo!

it's Shaun the sheep, it's Shaun the sheep

O meu último vício chama-se Shaun e é uma ovelha deliciosa. Esta é daquelas personagens que, se existisse mesmo, eu iria querer ter em casa. Ela e o cão-pastor Bitzer, a ovelha Shirley que come como um lobo e até o dono de todos os animais, um homem com óculos fundo de garrafa que nunca se apercebe das confusões passadas mesmo debaixo do seu nariz. Vejam!

sexta-feira, maio 02, 2008

observação oportuna #1

Há qualquer coisa de cinematográfico/ameaçador no aviso sonoro que antecede o fecho das portas do metro.

terça-feira, abril 29, 2008

segunda-feira, abril 28, 2008

eGO moment (só porque sim)

Dizem que não é possível sonhar a cores. Isso é para quem nunca me viu... e para quem pelo caminho ficou.



E tu, consegues ver a cor atrás da cor?

domingo, abril 27, 2008

?

Apesar de nunca termos chegado a ter nada vejo isto quase como um final de namoro. O que é estranho. (via sms)

E é estranho. Perdi a força.
Tinha prometido a mim mesmo que não iria voltar a dedicar-me assim a alguém, mas a verdade é que, de repente, me senti tão estranhamente ligado que mandei a racionalidade às urtigas e abri o coração para sentir o que há muito não sentia (e sinto). Sei que no fundo compreendes a minha atitude. Sei que daqui para a frente nada será como nos tempos do infinito copy+paste. Perdeu-se?

terça-feira, abril 22, 2008

porque é dia da terra...

... será que não podemos aproveitar e incinerar ou reciclar algumas pessoas, contribuindo para um ambiente mais limpo e para um melhor planeta?

luxos

Quando num hospital os quartos parecem de hotel, os elevadores emitem vozes simpáticas, há internet e tv cabo à disposição dos doentes internados, o sabonete das casas de banho é da Dove (com 1/4 de creme hidratante!), os funcionários são atenciosos e tudo é tão calmo que até apetece lá ficar (salvo seja), chegamos a pensar que estamos numa outra dimensão.

quarta-feira, abril 16, 2008

música para viciar #18


Death Cab For Cutie - I Will Possess Your Heart

Estava a mexer no template do blog para colocar este vídeo aqui ao lado, enquanto o ouvia pela enésima vez. Achei por bem dar-lhe um outro destaque: o merecido. E aqui está. Muito bom, não?

You gotta spend some time love,
you gotta spend some time with me
And I know that you'll find love
I will possess your heart

terça-feira, abril 15, 2008

diário

Segunda-feira sem trabalhar = consulta de oftalmologia + tarde de praia (com corrida à mistura) + curso de espanhol + cinema = /me cansado e a precisar de mais um dia de folga!

rec


[REC], de Jaume Balagueró e Paco Plaza

Um dos melhores filmes de terror que já vi. Despretensioso, real, cru.

sexta-feira, abril 11, 2008

é só para dizer...

... Parabéns, Maninha!!!



Legenda: Eu e a minha irmã. Adoro os óculos emprestados e o meu cabelo enorme, na altura liso (grrrr!). Deliro com o misterioso braço que ampara a minha irmã. E fico com lágrimas nos olhos. Lindo!

moeda

- No final da década de 90, um álbum duplo custava 5 mil e tal escudos. - dizia o Álvaro Costa na rádio.
- 5 mil e tal escudos... mas quanto é que é isso? - questionei logo em voz alta (sim, falo sozinho e alto).
- Isto é, cerca de 30 euros na moeda actual. - esclareceu de seguida o locutor.

E assim se esquece a nossa histórica velha moeda com a qual vivi mais de 25 anos...

quarta-feira, abril 09, 2008

tonto!

O Comité Olímpico Internacional está muito incomodado com as constantes tentativas de extinção da tocha olímpica e com as confusões à volta da sua passagem por várias cidades, devido à acção de algumas pessoas (muito chatinhas, coitadas) que se preocupam e reagem contra algo tão pequeno como o extermínio de seres humanos no Tibete.

Eh pa, e pensava eu que os Jogos Olímpicos eram o símbolo da união entre os povos e do respeito pelos direitos humanos... tonto!

segunda-feira, abril 07, 2008

música para viciar #17

Estou oficialmente louco pela versão dos Soulwax para o Gravity's Rainbow dos Klaxons! Enquanto o player não chega, sigam este link e ouçam-na (basta clicar no leitor que está no final da página).

sábado, abril 05, 2008

coisas

As coisas belas,
as que deixam cicatrizes na memória dos homens,
por que motivo serão belas?
E belas, para quê?

Põe-se o sol porque o seu movimento é relativo.
Derrama cores porque os meus olhos vêem.
Mas por que será belo o pôr do Sol?
E belo, para quê?

Se acaso as coisas não são coisas em si mesmas,
mas só são coisas quando coisas percebidas,
por que direi das coisas que são belas?
E belas, para quê?

Se acaso as coisas forem coisas em si mesmas
sem precisarem de ser coisas percebidas,
para quem serão belas essas coisas?
E belas, para quê?

António Gedeão, Poema das Coisas Belas


Apenas um excerto do grande concerto/performance/sei lá eu que Marta Plantier deu ontem na Fábrica Braço de Prata. Thanks D!

quarta-feira, abril 02, 2008

música para viciar #16


The Presets - This Boy's In Love

Só porque sim! :p

irs: done

Sinto-me um homenzinho crescido e com responsabilidades. Acabei de entregar o IRS via Internet, sozinho e sem ajuda. Nunca pensei ter jeito para a coisa, mas a verdade é que aquilo é mesmo simples. Ahhhh, que sensação de dever cumprido! :p

sexta-feira, março 28, 2008

apelo à navegação (updated)

Tenho de curar um treçolho, que neste momento é mais um quisto, até segunda-feira. Se tal não acontecer serei operado e, com isso, gastar cerca de 200 euros. Aceitam-se sugestões que podem vir em forma de receitas caseiras, rezas, bruxarias ou qualquer outra coisa. É que já esgotei todas as outras hipóteses...

UPDATE (porque já é segunda): Pois que a coisa melhorou, mas não completamente. No entanto, não vou ser operado. Descobri uma outra clínica, desta vez em Lisboa, que leva menos de metade do preço e optei por marcar uma consulta para daqui a precisamente 15 dias. Até lá, pode ser que dê tempo para isto passar. Muito obrigado a todos pelos conselhos e pelas preocupações.

quinta-feira, março 27, 2008

pure state of mind (and soul)


Nicole Willis & The Soul Investigators -If This Ain't Love

If this ain't love don't know what is
If this ain't love don't know what is
If this ain't love don't know what is
This is real
This is real

segunda-feira, março 24, 2008

etnocentrismos

Pensar-se que, se há um rio, há certamente uma ponte, é um luxo do pensamento europeu.
in Tabu (21 de Março)

E onde isto nos poderia levar...

...

E são os sorrisos. O abraço apertado há muito não sentido. O sabor do gengibre e da menta que tanto quero partilhar. A distância (física, sim, apenas e só física) que ao mesmo tempo se torna tão pequena com os sentires, com as partilhas, com as loucuras, contigo. Sim, contigo. E é tudo tão pequeno ainda, mas tão grande.

sábado, março 22, 2008

música para viciar #15



He said yeah
You better come out with your hands up
We got you surrounded
I'm in the back
Changin my outfit
He said blink
We gonna send the hounds in
I said wait
Cause here I come
Here I Come
Here I Come

Grande som este dos The Roots. Ouvi-lo é pura energia à solta. E o que eu dancei isto ontem...

domingo, março 16, 2008

faltam os bibes

O governo quer proibir os piercings, as tatuagens e a excessiva utilização de maquilhagem aos menores de 18 anos, estendendo a todas as idades a proibição de piercings na língua. Aguarda-se a todo o momento que a esta proposta seja aditada uma outra que preveja fardas e uns bibes bem catitas (aos quadrados, azuis para meninos e rosa para meninas) para aquela faixa etária. Uma fonte bem informada diz que os responsáveis pela ideia (peregrina porque é bem católica) encontram-se já a trabalhar num hino para esta nova geração de meninos bem comportados...

E agora, enquanto não chega a lei, vou para a noite aproveitar os piercings na língua antes da sua extinção.

sexta-feira, março 14, 2008

yeah

É oficial! Já cheira a bom tempo. Senti isso hoje, ao final da tarde, pela primeira vez desde o verão. Sair do trabalho depois de um dia infernal, entrar no carro, ligar o rádio e fazer toda a marginal do Seixal, junto ao rio, ao som da Robotic mix de Pogo, um dos grandes temas dos Digitalism. Feels like flyin'! Grande som! Grande vício! Yeah!

segunda-feira, março 10, 2008

say what?

Ao contrário dos estudos e relatórios que vão sendo divulgados sobre o conhecimento desta matéria (a SIDA), todos os dias respondo às mesmas perguntas e dúvidas que respondia há dez anos.
(palavras de um técnico da Abraço acerca do seu trabalho de sensibilização em escolas do nosso país)

São estas e outras coisas que me fazem questionar a ideia de que a nova geração é melhor informada que as anteriores...

sexta-feira, março 07, 2008

estou viciado...

... no How It's Made (O Segredo das Coisas, em português), um dos documentários do Discovery onde se mostra como são fabricadas diversas coisas, desde papel higiénico a computadores. Se o vício já era grande via televisão, eis que descobri toneladas de vídeos no youtube... É agora que a minha vida social acaba. lol

quinta-feira, março 06, 2008

t2 para quem pode

Perdi-me no outro dia a ver o T2 para 3, aquela série do sapo (devia ser um daqueles dias em que não me apetecia pensar em nada de muito elaborado). Já nem vou falar dos conteúdos e muito menos da qualidade da representação. A única coisa que me faz confusão diz respeito ao apartamento, o T2. Será que o pessoal que vem estudar para Lisboa vive em apartamentos tão cuidadosamente decorados, com lençois, loiças, móveis e afins todos xpto? E ainda por cima no meio do Bairro Alto, num dos prédios mais caros da zona?

quarta-feira, março 05, 2008

música para viciar #14

Depois de um fim-de-semana, em que uma das noites terminou de forma algo inesperada, apetece-me música. Apetece-me dar-vos música. Eis duas das coisas que mais tenho ouvido nos últimos dias/horas. O primeiro é Sebastian Tellier com La Ritournelle, um tema já com uns dois anos e cujo vídeo não sei bem se será o oficial. Ao lado segue a música com A&E, o single de avanço do novo trabalho dos Goldfrapp. Não é uma música perfeita, quanto a mim - até a acho melosa demais - mas é boa de se ouvir e o vídeo é engraçado. Além disso, quando gostamos das coisas terá de haver sempre uma explicação lógica para tal?



E aqui ao lado uma recordação, desta vez dedicada aos Pearl Jam.

domingo, março 02, 2008

e...



... virar-me para o mar, abrir os braços, sentir o sol na cara. Inspirar.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

interrogação metaqualquercoisa

Os burros correm atrás de cenouras penduradas em canas na esperança de um dia as alcançar.
Os humanos correm atrás de objectivos, muitas vezes apresentados sob a forma de cenouras penduradas em canas, na esperança de um dia atingir a plenitude desejada.
Deverei concluir que os humanos são burros?

/me está baralhado!

terça-feira, fevereiro 26, 2008

juno



Este é uma das melhores aberturas que já vi em cinema. Pertence a Juno, o meu filme deste domingo à noite. Um início que em tudo condiz com o que se vê a seguir. Vale a pena, acreditem!

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

estou...

... demasiado cansado, ocupado, apático, preocupado, mole. Só quero que venha o fim-de-semana para, durante dois dias, não pensar se valerá realmente a pena tanto esforço. E não me refiro apenas a trabalho...

E agora música. Gosto desta! Ainda são estes pequenos momentos que me fazem aguentar os dias. E peço desculpa se este post é demasiado deprimente, mas também tenho direito aos meus momentos de puto grande desiludido, não?


Hot Chip - Ready For The Floor

terça-feira, fevereiro 19, 2008

¿habla español?

Um dos meus objectivos para este ano está prestes a cumprir-se. Inscrevi-me hoje no Curso de Espanhol. Às 2.ªs e 4.ªs feiras, entre as 18.30h e as 20.15h, quem me quiser ver vai encontrar-me de livro e dicionário na mão na sala C007 do Instituto Cervantes, em Lisboa. Daqui a uns tempos conto aqui escrever umas coisas na língua de nuestros hermanos. Até lá, e depois da aventura surreal que foi a matrícula no curso, não me atrevo...

sábado, fevereiro 16, 2008

views



Ontem à noite delirei quando passei pelo Miradouro de S. Pedro de Alcântara, perto do Bairro Alto, e vi que já estava aberto ao público. Estava a descer a rua já à pressa (atrasado para variar), mas não resisti, parei e deambulei um pouco por lá. Durante largos minutos fiquei imóvel a olhar aquela vista incrível. Fez-me lembrar as manhãs e as tardes que lá passei quando era miúdo nas aulas de desenho ao vivo com a minha turma do colégio...

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

hoje é o dia...

... em que as agressões são substituídas por ramos de flores e jantares à luz de vela em restaurantes aos corações.

...

O bairro do amor foi feito a lápis de côr,
por gente que sofreu por não ter ninguém.
Jorge Palma - Bairro do Amor

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

burton's back


Versão um caditu maior aqui.

Há uma deliciosa continuidade nas criações cinematográficas (e não só) de Tim Burton. Não soa a imitação ou a falta de ideias. Soa bem. E adaptção de Sweeney Todd à grande tela é disso uma prova.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

msn talk #2

nuno nunopearl.blogspot.com diz:
tenho um olho preguiçoso
Vera diz:
Tens? E isso que implica?
nuno nunopearl.blogspot.com diz:
que, segundo a médica, quando mais lhe dão, mais ele quer
nuno nunopearl.blogspot.com diz:
um pouco como o proprietário, portanto, mas apenas em alguns aspectos dos quais o campo amoroso/sexual é o exemplo mais gritante
nuno nunopearl.blogspot.com diz:
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
nuno nunopearl.blogspot.com diz:
(isto foi o grito)

sábado, fevereiro 09, 2008

fresh look



Não que pretenda deixar de usar lentes de contacto (no way!), mas uma mudança de visual é sempre digna de nota. E ela aqui está.

PS: Neuza, obrigado pela ajuda na difícil e demorada escolha. Nada como ir às compras com uma gaja que, além de gira, tem bom gosto e é fashion. :p

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

música para viciar #13 (update)


Seelenluft - Manila (Ewan Pearson remix)

Porque depois de um dia complicado, nada como deitar tudo para trás das costas e dance without wearing the seatbelts!

PS: Qualquer semelhança entre o vídeo (ou algumas imagens) e factos ocorridos na realidade é pura coincidência. :p

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

dúvidas #5

Passei há pouco pelas gravações de uma novela da TVI, aqui perto do trabalho. Olhei e não reconheci nenhum dos actores. Serei analfabeto?

terça-feira, fevereiro 05, 2008

post com demasiada pontuação #2

Noite de segunda. Véspera de feriado de carnaval. Não me mascarei, mas vou beber um copo ao BA. Estou a postar numa televisão com um metro de largura. Letra de tamanho 12 parece ter 36. Máscaras. Lembrei-me de repente d' O Fantasma da Ópera. No outro canto da sala, um amigo canta músicas deprimentes. As músicas ou a voz dele? Não sei. Reclamou com o que eu estava a escrever e disse que vai meter uma música mexida. Má solução. A que toca agora consegue ser pior. O teclado sem fios dá jeito. E este tem uma bola vermelha. Lá fora os homens do lixo fazem a recolha. Não se mascararam, mas parecem andar ao pontapé aos caixotes. Chegam mais amigos. Largo o teclado. Antes carrego em publish post e verifico os erros. Bom Carnaval.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

letradesábadoànoite

Debaixo do meu guarda-chuva, uva uva eh eh eh,
Debaixo do meu guarda-chuva, uva uva eh eh eh eh eh eh.

E ainda não tinham vindo os quatro eristoff ice... aiiiiiiii!

sábado, fevereiro 02, 2008

pequenos exemplos

Era uma vez um dragão
Era uma vez um dragão que foi derrotado por um cavaleiro.
(Texto de uma criança do 1.º ano, publicado no jornal A Voz do Operário)

E viva a simplicidade, a honestidade e a objectividade inocente das crianças. Quer-me parecer que todos temos coisas a aprender com estes “pequenos” exemplos…

quarta-feira, janeiro 30, 2008

otite: out!

Acho que a otite deixou de habitar o meu ouvido. Depois de quase 10 dias a antibiótico, a gaja fez as malas e lá se foi embora. Amanhã regresso à natação matinal (weeeeeeeeee!) e no próximo fim-de-semana largo o papel de careta e único ser humano sóbrio da noite que representei nos últimos tempos. Que saudades das caipirinhas do Fiéis... e da poncha... e dos dias (noites!) na Madeira, na melhor companhia...

e puft!

Não se fez chocapic, mas nasceu a abóbora e alguém colocou um ponto final parágrafo.

terça-feira, janeiro 29, 2008

legos

Apesar de já ter passado pelo menos por três blogs que falam do mesmo assunto, não consigo não falar do Lego e da minha relação com aquele que considero o brinquedo/jogo mais genial de todos os tempos. Tantas horas que passei de volta das peças... constrói, destrói, volta a construir, volta a destruir. Casas, carros, aviões... Lembro-me especialmente da coisa mais ESTÚPIDA que construí: uma lareira que fiz questão de experimentar com pedacinhos de madeira a arder. Alguém imagina o resultado? :p

domingo, janeiro 27, 2008

música para viciar #12


Midnight Juggernauts - Into the Galaxy

São australianos e chamam-se Midnight Juggernauts. Apresentaram-me estes senhores ontem num jantar de anos de uma amiga. Já tinha ouvido na Radar e fiquei viciado à primeira audição. Ontem confirmou-se o vício.

sábado, janeiro 26, 2008

palma

Ninguém nos ensinou a usar
Nada do que recolhemos pelo caminho
Perto das ilusões
Entre o amor e as razões
Perversas

Jorge Palma - O Centro Comercial Fechou

Um dos muitos ditos que retive esta noite no concerto do Jorge Palma. By the way, um espectáculo surpreendente. E esta música, fantástica.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

liberdades

Irrita-me a desculpa que os fumadores repetem vezes sem conta a propósito da Lei do Tabaco. Falam do facto das suas liberdades estarem a ser postas em causa e que não estão a ser tratados de igual forma aos outros cidadãos (não fumadores). A minha questão para quem insiste nesta perspectiva é: então e onde estão os meus direitos e liberdades que, ao longo de toda a minha vida (à excepção dos últimos 23 dias), foram atentados por ter de levar com o vosso fumo sem sequer poder ter uma opção de escolha?

terça-feira, janeiro 22, 2008

expiação



Uma das cenas (ou talvez "a" cena) que me deixou imóvel e arrepiado. Pertence a Expiação (Atonement, em Inglês), o meu filme deste domingo à noite. Bom argumento, boas interpretações, uma excelente banda sonora e, acima de tudo, planos inesquecíveis e bons momentos de "tela". Recomendo.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

a propósito de pipocas

Posso estar enganado, mas quer-me parecer que, se os responsáveis pelos efeitos sonoros dos filmes quisessem o som do acto de comer e vasculhar pipocas nos baldes incluído na sua obra, o colocariam directamente na película, em vez de esperarem que o público completasse o seu trabalho ao vivo e em directo nas salas de cinema.

A pergunta é: para quando uma lei do tabaco aplicada às pipocas?

sexta-feira, janeiro 18, 2008

keep it simple

Adoro saber que a minha existência e importância irrita um bom lote de pessoas e fico feliz por falarem mal de mim nas minhas costas. É que tal facto serve para seleccionar com quem me relaciono; quem acreditar, empranhar pelos ouvidos e não se mostrar disponível para me conhecer realmente, não serve para meu amigo. Assim, poupo tempo, trabalho e disponibilidade para conhecer essa mesma pessoa. Um sincero obrigado a quem, desta forma, contribui para simplificar a minha existência. :)

terça-feira, janeiro 15, 2008

estranho é...

... chegar a casa a um domingo, por volta das 7 da manhã, encontrar o vizinho do prédio ao lado, passar por ele, dar-lhe as boas noites e receber um simpático e bem dormido "bom dia!".

domingo, janeiro 13, 2008

work in progress



Já fiz quase de tudo no meu trabalho, mas uma sessão fotográfica a um ovo vestido foi a primeira vez... Depois mostro o resultado final.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

sing along

fui triplicar o saldo da minha tia a Marrocos
fui triplicar o saldo da minha tia a Marrocos
fui triplicar o saldo da minha tia, fui triplicar o saldo da minha tia
fui triplicar o saldo da minha tia a Marrocos
sirigai ai upi upi ai

terça-feira, janeiro 08, 2008

segunda-feira, janeiro 07, 2008

clumsy


Fergie - Clumsy

Não sei se é pelo facto de, desde míudo, ser fascinado por aqueles livros que se transformam num mundo a três dimensões ao virar de cada página, quase por magia, mas a verdade é que gosto mesmo deste vídeo. Quanto à música... eh pa... vejam o vídeo!

sábado, janeiro 05, 2008

orgulho



Sim, não tenho problema algum em falar no enorme orgulho que sinto por estes dois partos: a Memória Final e o Projecto Socioprofissional, hoje entregues, e que representam o final do meu curso. Independentemente da nota que vou ter (sim, tenho um valor mínimo que me propus alcançar para manter a média), sinto-me feliz por folhear estes dois trabalhos e sentir a segurança de quem deu o seu melhor. A partir de hoje sou, efectivamente, um Animador Sociocultural. Venham os projectos!

quinta-feira, janeiro 03, 2008

...

não quero mentir mais. estou cansado de mentir.
vejo o teu rosto parado numa fotografia e a memória
que guardo de ti é tão diferente da realidade assustadora das fotografias.

mas não vou mentir. estou cansado de mentir.
a minha vida também és tu, o teu rosto parado na minha memória.
a minha vida és tu e todas as mãos que me seguraram e me quiseram,
todos os lábios que me beijaram, todas as línguas que me desenharam figuras na pele, todos os dentes que me morderam, todas as vozes que me disseram amo-te e me fizeram acreditar nisso.

não quero mentir mais. estou cansado de mentir.
não és quase nada, mas não quero e não vou fingir que nunca exististe.

José Luís Peixoto in "A Criança em Ruínas"

quarta-feira, janeiro 02, 2008

mmviii

Este é o primeiro post do ano, no segundo dia do mesmo.
O post número 455.
O primeiro de muitos outros, sobre tudo e sobre nada, que mostrarei com o orgulho de quem não é orgulhoso, mas que o tem naquilo que faz. Independentemente das interpretações.