domingo, dezembro 31, 2006

sexta-feira, dezembro 29, 2006

powerball: novo vício



Apresento-vos o meu novo vício. Chama-se Powerball e, apesar de parecer um brinquedo (no fundo até é), trata-se de um pequeno aparelho para trabalhar os braços. A minha é igual à da foto. Tem luz e tudo!

segunda-feira, dezembro 25, 2006

e quem...

... diz não gostar do Natal, não devia receber uma única prenda! :p

Feliz Natal para todos!

sábado, dezembro 23, 2006

prendinhas



Depois de uma tarde embrulhado em papel, fitas, colas e afins, eis as prendinhas que vou dar este Natal. Destaque especial para os embrulhos coloridos do lado direito, cujo conteúdo não posso revelar, mas que são resultado de muuuuuito trabalho manual! :)

PS: Cão não incluído.

quinta-feira, dezembro 21, 2006

something magic

Há qualquer coisa de mágico num Centro Comercial em vésperas de Natal. Serão as voltas intermináveis para estacionar e as prendas gigantes que insistem em chocar comigo? Serão as pessoas bem tão dispostinhas com o dinheiro que acabaram de gastar, enquanto pensam nas 2568 prendas que ainda faltam? Serão os funcionários (esses sim, os reais coitados) com falta de paciência para aturar caprichos das supostas tias e tios que, mantendo o seu "ar" altaneiro, são os primeiros a pedir o descontinho? Ou será o meu desespero por ainda lá ter que voltar para terminar as poucas prendas que este ano vou dar?

quarta-feira, dezembro 20, 2006

últimas audições


Sem nenhuma ordem em especial, eis os discos que me têm acompanhados nos últimos dias/horas: Pratica(mente), de Sam The Kid, Born in The UK, de Badly Drawn Boy, e Dreams, de The Whitest Boy Alive.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

personalidade do ano 2006: EU!



Pois é! A Personalidade do Ano 2006, segundo a Time, sou Eu... E também todos aqueles que, como eu, utilizam a Internet como meio de produção/troca de conteúdos (textos, músicas, vídeos), "transformando a era da informação".

O objectivo desta distinção é escolher uma personalidade que durante o ano mais afectou as notícias e a vida da humanidade, para o bem ou para o mal. Ao eleger milhões de pessoas que todos os dias publicam informação na Internet, a Time atesta o enorme poder que temos ao alcance de um click, mas pode levantar outras questões. É que cada texto de um blog, vídeo do YouTube ou música do myspace podem mudar o pensamento de quem recebe essa informação. Um enorme poder que a Time acaba de distinguir (ou alertar?), mas que acarreta outros perigos. Até que ponto é que os patrões do mundo estão conscientes deste nosso poder? E até quando o vão deixar "livre" como ele actualmente é?

sexta-feira, dezembro 15, 2006

publicidades



Este é, possivelmente, o cartaz publicitário mais pedófilo do mundo!
Encontrei-o num livro de cartazes da primeira metade do século XX, em Portugal. A pergunta impõe-se: qual seria a interpretação desta imagem nos dias de hoje?

PS: Para os interessados, este anúncio faz parte do espólio da colecção de cartazes publicitários e de rótulos de vinhos da Empreza do Bolhão (fundada em 1910 com o nome Raul de Caldevilla – ETP), uma das primeiras empresas do país a produzir cartazes de grande formato.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

deseducar

No mesmo dia em que a RTP 1 passou a reportagem sobre as diferenças entre Portugal e a Finlândia, onde se exaltava a importância da educação para o desenvolvimento de um país, a TVI, horas antes, praticava mais um acto de "deseducação". Em pleno clube da morangada ouviram-se pérolas que explicam muito o estado da nação. Numa delas, dizia-se mais ou menos isto: "quando vamos votar escolhemos quem nos governa e como fomos nós que os escolhemos devemos aguentar (ou arcar) com o que os governos fazem".
E assim se educam(?) as novas gerações...

segunda-feira, dezembro 11, 2006

prenda vs presente

Irrita-me este modismo de dizer "presente" em vez de "prenda", mas fico ainda mais fora de mim quando alguém tem o azar de me corrigir, dizendo que se deve dizer "presente" porque "prenda" não fica bem. Ora, caso não saibam, apesar das duas palavras terem origens diversas, os dicionários portugueses definem ambas como referentes a oferta, brinde ou dádiva. Logo, o emprego, tanto de uma como de outra, é correcto. Dispenso as chamadas de atenção!

Mas já agora, se insistem em preferir "presente" a "prenda", então corrijam algumas das expressões que utilizam, caso fique bem para quem, no fundo, quer apenas passar uma imagem que não tem. Eu dou uma ajuda: quando se quiserem referir a alguém que vos surpreendeu pela negativa, o melhor é dizerem "mas que belo presente ele (ou ela) me saiu".

domingo, dezembro 10, 2006

bee world

E este é, provavelmente, um dos melhores teasers cinematográficos que vi nos últimos tempos. Foi Jerry Seinfeld que o inventou. Aliás, é ele um dos autores do argumento e a voz principal de Bee World, a próxima produção da Dreamworks. Enquanto anseio a estreia por cá, deixo aqui este pequeno filme.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

mundo à parte

É cada vez mais fascinante o mundo do futebol para alguém, como eu, totalmente ignorante no que toca a esta realidade. Hoje, mesmo com os phones nos ouvidos, apanhei a conversa telefónica do meu colega de sala acerca de um qualquer jogo de ontem. Ouvi nomes de ilustres desconhecidos como um tal de Tonel (será assim que se escreve?), Miguel Veloso ou um outro chamado Custódio que, pelo que me apercebi, deve ser um jogador lento.
Depois, ouvi frases como "lixou-se e ficou no banco" ou "ele disse que não íam mudar a táctica e fizeram muito bem", seja isso bom ou mau para quem de direito, e mais um rol de expressões cujo significado desconheço. Tenho pena de não ter apanhado mais coisas (ou até qual a equipa destes jogadores). É que sempre poderia dar um ar de conhecedor da coisa futebolística...

mom's fine now

O início da semana começou com o internamento da minha mãe. A operação correu bem e ela já está de volta, ainda que com limitações. Obrigado a todos os que se preocuparam e foram ligando. A mãe agradece os beijos e os abraços!

terça-feira, dezembro 05, 2006

e é o Natal!

Começo por dizer que odeio com todas as minhas forças a Mariah Carey. Lembram-se do post anterior? Pois bem, ela era uma das "coisas" que eu mandaria incinerar juntamente com a Sushi Baby.

Mas o que mais me irrita, tirando a existência desta cantora, é o facto de todos os anos com o aproximar do Natal lembrar-me sempre (cantando, inclusivé) do All I Want For Christmas. Sim, eu confesso esta minha fraqueza, mas gosto da música e acho que nunca a vou conseguir deixar de associar à quadra.
Para inaugurar a época natalícia aqui no blog, já decorado a rigor, aqui fica o vídeo da música.


quarta-feira, novembro 29, 2006

co-incinerem-na!

Eu até aceitava a co-incineração na minha rua, durante uma semana, caso músicas como Sushi Baby, dos Oioai, pudessem ali ser destruídas para todo o sempre.

terça-feira, novembro 28, 2006

novo começo

27 de Novembro. Mais um ano de aulas que começa. Um pouco mais tarde, eu sei. A situação assim o exigiu. Eis-me de novo a sentir o cheiro das salas de aula e a enfrentar o desconhecimento de saber quem é o tal professor por todos falado, mas que nem sei quem é. Será ele assim tão exigente? O que abordará aquela cadeira com este estranho nome?

Entrei no quarto ano de curso. Olho para trás e parece que foi ontem que abraçei o desafio de voltar à escola depois de um longo tempo de ausência. Ainda agora começou o ano e já me sinto nostálgico. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é difícil, mas cada vez mais acho que são estes desafios que nos dão o real gosto das coisas.

quinta-feira, novembro 23, 2006

animais



Porque quem abandona é que é o verdadeiro animal, a Câmara Municipal de Sintra pegou (e muito bem!) nessa ideia e construiu uma das campanhas mais inteligentes do género nos últimos tempos. Em todo o concelho é possível ver-se esta mensagem. Agora, será que os "animais" a conseguem perceber?

quarta-feira, novembro 22, 2006

in my HEADphones

Introduzi uma novidade aqui no blog. Dei-lhe o nome de in my HEADphones. Um pequeno player aí mesmo ao lado, por onde vão passar músicas que andam na minha cabeça e nos meus phones.

A primeira escolha vai para Nothing But Green Lights, de Tom Vek, um dos meus temas preferidos de We Have Sound. Enjoy it!

PS: Em breve haverá outras novidades do género.

terça-feira, novembro 21, 2006

manual de amor



Ir ao cinema aos domingos à noite tornou-se um hábito. Durante cerca de duas horas consigo esquecer-me do facto de estar à beira de mais uma longa semana. A escolha de ontem foi para Manual de Amor (Manuale d’Amore), do realizador italiano Giovanni Veronesi. E que escolha!

Manual de Amor é uma lufada de ar fresco para quem está farto de comédias românticas oriundas do outro lado do atlântico. Na tela contam-se, de forma divertida e por vezes hilariante, quatro histórias que relatam a paixão, a crise, a traição e o abandono. Fases do amor pelas quais, certamente, todos já passamos. E para quem pense que este é um daqueles filmes a evitar quando se está mal de amores, engana-se. Manual de Amor é um filme para todos, esteja-se ou não apaixonado, em crise ou sozinho. Descubram-no!

segunda-feira, novembro 20, 2006

coelhinho


Prick (I Am) - MAU (Man and Unable)

Quem diria que estes senhores são os mesmos intérpretes da música dos últimos anúncios da TMN. "It's a lovely day...".

sábado, novembro 18, 2006

odoriquices

Ontem, por razões que aqui não interessam, lembrei-me de uma série brasileira que passou na RTP há largos anos atrás. Chamava-se O Bem-Amado e relatava a história de um político – Odorico Paraguaçu – cujo objectivo era inaugurar um cemitério na cidade que governava, finalidade alcançável às custas de esquemas traçados para matar um dos habitantes. O importante era abrir aquele equipamento.

As minhas memórias desta série confundem-se com a curta idade que teria na altura. Quando O Bem-Amado passou na TV não compreendi o real significado da história. Hoje, olho para trás e tudo fica mais claro. O que ali era relatado é, tão simplesmente, a política actual. Palavra de ordem: atingir objectivos, sejam eles quais forem, sem olhar a quem é governado e sem respeito pelas vertentes cultural, social e relacional das pessoas, atribuindo sempre a culpa a terceiros. Numa palavra: odoriquices!

terça-feira, novembro 14, 2006

porquês III

Porque é que o slogan do Media Markt - "Eu é que não sou parvo" - me parece uma contradição quando comparado com a pessoa que dá a cara à campanha?

segunda-feira, novembro 13, 2006

via verde

E pronto! A minha Via Verde já funciona na perfeição, pelo menos na Ponte sobre o Tejo (não a Vasco da Gama, mas a outra com nome de uma data qualquer).
Anseio o dia da estreia do aparelho num parque de estacionamento ou numa bomba da Galp.
E volto à pergunta: como, mas COMO, é que consegui viver até hoje sem esta coisa?

sexta-feira, novembro 10, 2006

believe

Porque sempre gostei destes senhores. Porque, de repente, fui invadido por uma imensa vontade de ouvir toda a sua discografia. Aqui fica o vídeo Believe. K's Choice, aqui no blog!

quarta-feira, novembro 08, 2006

morangadas

Enquanto aguardava pela minha vez no dentista, fui obrigado a assistir a esse belo programa chamado Clube Morangos. A pergunta impõe-se:

O que é aquilo, hein!?

segunda-feira, novembro 06, 2006

nomes

Não consigo entender esta mania de dar nomes exóticos e supostamente diferentes aos bébes. Será que os pais ainda não entenderam que podem estar a criar uma classe crianças potencialmente alvo de gozo pelos colegas de escola?

terça-feira, outubro 31, 2006

fácil de entender



Com uma capa incrível como esta, é fácil de entender que este é mais um grande trabalho dos enormes The Gift. Anseio comprá-lo!

quinta-feira, outubro 26, 2006

music

Na data em que se assinala o Dia do Músico, um agradecimento aos magnos criadores de melodias que servem de banda sonora da minha vida, das minhas paixões, dos meus momentos bons e menos bons. Aos músicos, o meu obrigado por me fazerem sonhar. Por me tocarem com a vossa Arte.

I’m doing it for music,
I’m doing it for love,
I’m doing it for everyone around me…


Music – The Gift

terça-feira, outubro 24, 2006

uma questão de asas

Uma galinha não se dá com porcos porque quer. Uma galinha dá-se com porcos porque tem asas que não são. Não desenvolvem. São pífias. São asas que são pífias.

Bruno Nogueira no anúncio do Millennium.

segunda-feira, outubro 23, 2006

little miss sunshine



Este é o trailler de Little Miss Sunshine. Em Portugal, alguém decidiu chamar-lhe Uma Famíla à Beira de Um Ataque de Nervos.
O concurso de misses, a banda sonora do filme, a filha que quer ser miss, a carrinha amarela (saimos do filme com vontade de ter uma igual), a buzina da carrinha que ganha vida própria, o filho que fez voto de silêncio, o avó drogado, o irmão da mãe que é gay e suicida, o pai que transforma qualquer conversa num acto de venda de métodos para atingir o sucesso e a mãe que aguenta com todos eles. Ingredientes mais que suficientes para um dos filmes mais divertidos a que assisti nos últimos tempos, pleno de um humor simples, mas não básico. Recomendo!

sábado, outubro 21, 2006

pergunta do dia #1

Como é que consegui viver sem via verde até hoje?
Agora só falta esperar que a cada passagem na ponte ela deixe de dar alarme...

quarta-feira, outubro 18, 2006

pobreza

Comemora-se hoje, dia 17 de Outubro, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Devo dizer, antes de mais, que não acredito em solidariedade e nem acho que esse seja o caminho para resolver os problemas. Dar uma esmola é eficaz nos minutos seguintes, mas em nada contribui para a real emancipação dos indivíduos a viver em situações abaixo daquilo que deveria ser normal. O importante é criar condições para a sua progressão social, dando-lhes hipóteses de ascenderem a uma vida digna. E não é com esmolas que isso se consegue...

Esta tarde recebi um e-mail enviado pela Cais, uma Associação de Solidariedade Social que todos conhecem pela revista com o mesmo nome. Junto com a mensagem, vinha um pequeno jogo que se pode jogar online, cujo objectivo é descobrir as diversas formas de pobreza. Não que ajude a resolver os problemas, mas se vos fizer pensar por breves minutos, pode ser que alguma coisa mude. Para jogar, cliquem aqui.

sábado, outubro 14, 2006

música para viciar #4

À falta da versão Club Mix (muito mais apelativa e viciante que o original) aqui fica o vídeo de Headman para o tema Moisture. Se gostaram desta, então ouçam a versão que vos falo. É vício completo!

quarta-feira, outubro 11, 2006

sonho

Bem-haja quem inventou o sonho!
Capa que protege todos os humanos pensamentos!
Manjar que tira a fome; água que apaga a sede;
Fogo que afasta o frio; frio que tempera o calor!
Enfim… moeda geral com que todas as coisas se compram…


Miguel Cervantes

terça-feira, outubro 10, 2006

what I need

When you get what you want but not what you need, dizem os Coldplay.
Há algum tempo que não ouvia esta música, mas parece que o player em shuffle voltou a pregar-me uma partida e pôs-me, mais uma vez, a pensar nos porquês da vida. Afinal qual a diferença entre o que queremos e o que necessitamos? É que às vezes, mesmo sem estarmos disso conscientes, o que nos acontece pode ser, afinal, tudo o que precisamos, mesmo que nunca nisso tenhamos pensado. E aquilo que queremos (ou que queríamos) é precisamente o que nos vai (ou iria) fazer mal… E é incrível como as coisas acabam por acontecer na altura certa. E é incrível a forma como as pessoas podem surpreender tanto e fazer-nos tão bem... Os últimos dias têm sido disso um exemplo…

sábado, outubro 07, 2006

kita essa dama

"Esta noite eu vou esquecer toda a semana..."
É este o início de um refrão orelhudo para uma música não menos orelhuda. O regresso dos Cool Hipnoise, quanto a mim em grande forma. Kita Essa Dama é o single de avanço que já se ouve na respirável (Oxigénio - 102.6). E um dos meus últimos vícios...
Podem conferir aqui.

orgasmos...

...gastronómicos! Eis o que sinto a cada garfada da comida do restaurante nepalês, em Carcavelos. Frango com molho de caril e espinafres e gambas com molho de caril e côco foram os pratos de ontem. Para quem gostar do género, recomendo a visita.

PS: Aos interessados, eu tento explicar como se vai lá ter.

quarta-feira, outubro 04, 2006

morning start

Ahhhhhh! Nada mais resfrescante do que começar o dia a bater numa tia montada no seu jeep que, à saída de uma rotunda, decide travar a fundo. Só espero é que a cabra desocupada (sim, tinha todo o aspecto de quem não faz nada na vida) não decida inventar que lhe risquei o parachoques e me faça entrar em despesas...

media

Assusta-me a forma como os media têm a vida facilitada para moldar, à sua vontade, a vida, os gostos e as escolhas dos cidadãos. Ontem de manhã, pelas 9.30h, fui à farmácia e quando lá entrei uma velhota discutia com a funcionária, exigindo que esta lhe vendesse a vacina para a gripe. Mesmo após as explicações da farmacêutica, que dizia que aquele era o primeiro dia de administração da vacina e que as doses ainda não haviam chegado a nenhuma farmácia, a idosa insistia que tinha visto na televisão, minutos antes, pessoas a serem vacinadas.

Ora, aquilo que a velhota viu foram imagens de arquivo, provavelmente dos actos de vacinação do ano passado, mas na sua inocência acreditou que as imagens haviam sido captadas nessa mesma manhã. Agora digam-me: se aquela senhora acreditou desta forma no que viu, provocando uma discussão, imaginem o que outras imagens e conteúdos podem fazer na mente das pessoas mais desprevenidas. E até na cabeça das mais informadas...

domingo, outubro 01, 2006

amigos

Da mesma forma que dizemos aos nossos amigos o quão importantes eles são na nossa vida, não será também correcto ter a capacidade/coragem de dizer a certas pessoas que não conseguimos com elas estabelecer aquela relação de amizade que desejamos?
E o pior é que a razão não é não gostar dessas pessoas ou acha-las pouco importantes; é exactamente o inverso... É acha-las especiais demais (porque são!). Trata-se, tão simplesmente, de não conseguir avançar para um outro estádio da relação, bem diferente do anterior. Culpa minha? Talvez.

sexta-feira, setembro 29, 2006

eu desculpo

Um terço dos portugueses (cerca de 3 milhões) acreditam que a Sida se transmite através do beijo ou numa casa de banho. E eu acho que tal falta de conhecimento é desculpável. Afinal, muito provavelmente, estas são as mesmas pessoas que sabem os nomes de todas as personagens, enredos e afins das 300 novelas que a TVI transmite todas as noites...

quarta-feira, setembro 27, 2006

se...



E a meio de uma tarde de trabalho o outlook presenteou-me com um mail que tinha esta imagem. Apesar de raramente me arrepender do que faço, foi inevitável pensar em frases e situações começadas por: "Se eu não...".

segunda-feira, setembro 25, 2006

lição de hoje: como não ser visto

E agora uma pequena aula pela mão dos Monty Python. O tema de hoje é: "Como não ser visto".



PS: Retirado de "And Now Something Diferent", dos Monty Python, um dos filmes que vi durante o fim-de-semana.

sábado, setembro 23, 2006

luzboa



E é por aqui que vou andar nos próximos dias. A máquina e o tripé estão prontos. Se não me assaltarem numa das ruas de Lisboa, colocarei algumas imagens aqui no blog e no olhares.

quinta-feira, setembro 21, 2006

para ver... #2

Este é daqueles filmes que deveria ganhar o mesmo estatuto que plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho tem para fazer do homem (e mulher) um homem (ou mulher).
É um dos filmes da minha vida. Uma das películas que me faz pensar se não será mesmo "o" filme. Pela magia, pelo sonho, pela animação, pela música, pelo natal, pela primeira vez que o vi. As razões são muitas e nem sei se serão as melhores para justificar o que sinto por Nighmare Before Christmas ou, em português, O Estranho Mundo de Jack.
Eis um pequeno excerto para que se deixem contagiar.

quarta-feira, setembro 20, 2006

coisas desnecessárias

Lavar o carro é das coisas mais desnecessárias e dispensáveis do mundo. Perdoem-me os mais cuidadosos (confesso que não o sou com a viatura), mas não consigo entender o porquê de gastar litros e litros de água, usar detergentes e outros produtos prejudiciais ao meio ambiente e perder horas úteis de vida a limpar um objecto (sim, o carro é um simples objecto) que daí a umas horas já está todo sujo e cheio de pó.
E o problema nem é tanto do tempo e trabalho desperdiçados (cada um goza o tempo livre como bem entende), mas já pensaram quantos milhares de litros de água são gastos todos os fins-de-semana com as limpezas dos carros?

segunda-feira, setembro 18, 2006

arrancar

O arranque depois das férias está a ser mais difícil do que alguma vez pensei. Normalmente demoro dois ou três dias a acordar, mas aterrei (sim, foi mesmo aterrar!) no work há uma semana e sinto que tudo isto é ainda uma realidade muito virtual. Serei só eu?
Que venha depressa mais um fim-de-semana! Ou então é tudo por ser segunda-feira...

quinta-feira, setembro 14, 2006

férias de verão 2006: a banda sonora

Depois das fotos, a banda sonora que me acompanhou durante o verão. Não que me orgulhe especialmente de destacar algumas das músicas que apresento de seguida (na verdade salvam-se apenas duas ou três), mas quando decidi publicar os meus temas deste verão não as podia deixar de parte. Umas ficaram pelas noites, outras por terem repetido vezes sem conta na rádio durante as viagens para o Algarve (o Blunt e os Asher que me perdoem, mas não há quem os ature) e outras simplesmente porque sim.
Sem nenhuma ordem especial, eis a lista:

The Egg - Walking Away
Solu Music Feat. Kimblee – Fade
Matthew Herbert – Something Is Not Right
Kaleidoscopio - Você Me Apareceu
Tiga - You Gonna Want Me
James Blunt – Wiseman
Asher Lane - New Days
José González - Heartbeats

domingo, setembro 10, 2006

férias de verão 2006: as imagens

Há muito que não tinha umas férias como estas. E nem foi preciso ir muito longe ou inventar muito. Basta estar com as pessoas certas e, principalmente, com aquele que considero o irmão que nunca tive. Foi um verão cheio de diversão, risos, amigos, descobertas, festas, milhões de mergulhos, muito bolo de bolacha (o melhor do mundo está mesmo em Albufeira), gelados, crepes e muitas outras comidas. Regresso a Lisboa revigorado e com baterias carregadas para enfrentar o desafio que do ano de trabalho e escola que se avizinha.Para mais tarde recordar, algumas das muitas imagens captadas ao longo de três semanas fantásticas. Obrigado mano!


O trio maravilha (da esquerda para a direita: Alex, Edgar e Eu)


Exposição de esculturas em areia. De ficar pasmado. Completamente!


Uma das nossas romarias: Feira Medieval em Castro Marim. Grandes noites...


Um jantar medieval regado com sangria, ou antes, com vinho de frutas.


A praia não podia faltar. Uma das praias mais fixes em que já estive: Ilha de Tavira.

quinta-feira, agosto 17, 2006

férias

Chegaram as férias. As da escola já se faziam sentir há umas semanas, mas eis que chegam as do trabalho. Hoje, ao final da tarde, rumo ao sul para uns dias longe do meu mundo e perto dos melhores amigos. Os relatos ficam para depois. Boas férias para todos!

sábado, agosto 12, 2006

geração canguru: a explicação

O prolongamento da escolaridade e a precariedade do emprego são responsáveis por um fenómeno transversal a toda a Europa: a estadia de jovens com mais de 30 anos em casa dos pais.
Há quem classifique esta nova classe de "geração canguru". Na boca do povo, são os "meninos da mamã". Em Itália, o prolongamento desta situação e a típica relação de dependência da mãe, levou os sociólogos a utilizar o termo "hotel mamma". Porque são os homens que demoram mais a sair de casa. Porque são as mães que mais exploram a força dos laços afectivos com os filhos.
Fonte: SIC online

E pois que estou contente. Pensava ser dos poucos que ainda estava em casa da mãe, mas agora sinto-me acompanhado. Afinal, a minha situação tem uma explicação de nível sociológico. Quanto à designação "menino da mamã"... bem, se excluir o facto da minha mãe me tirar as espinhas do peixe, acho que disso tenho muito pouco. Ou então não... :p

terça-feira, agosto 08, 2006

mp3 shuffle #3

Continuo a achar que o meu leitor de mp3, além de saber o meu estado de espírito, me conhece melhor que alguém. Cheguei ao trabalho, liguei-o em shuffle e eis a primeira música a entrar directamente na minha cabeça: I Better Be Quiet Now, de Elliott Smith.

Wish you gave me a number
Wish I could call you today,
Just to hear a voice.
I got a long way to go
Getting further away.

If I didnt know the difference,
Living alone would probably be ok.
It wouldnt be lonely.
I got a long way to go
Getting further away.

A lot of hours to occupy it was easy
When I didnt know you yet,
Things Id have to forget.

(…)
Wish I knew what you were doing.

Why you want to do it this way.
So I cant go the distance,
I got a long way to go,
I'm getting further away.
I got a long way to go
Getting further away.

quinta-feira, agosto 03, 2006

perfeitas sintonias

Depois de um dia de trabalho, três horas de praia. Depois de uma sessão de banhos, sol e areia, chegar ao carro, ligar o rádio e fazer o caminho até casa, olhando o oceano que fica para trás ao mesmo tempo que vamos sendo engolidos pela mata dos medos. Na rádio, Mary B (Oxigénio) dá o som e o mote para um final de tarde de verão em grande.
A isto chamo perfeita sintonia. Coisas tão diferentes, mas com tanto sentido. Se ao menos tudo fosse assim...

domingo, julho 30, 2006

rewind > pause



O que fazemos quando vemos parte da nossa vida projectada numa tela de cinema? Como reagir quando aqueles pequenos pormenores só nossos, e que julgamos terem acontecido apenas connosco, são imaginados por alguém e surgem no meio de uma história de ficção?
Aconteceu hoje quando vi o "The Lake House". Foram 90 minutos de constantes murros no estômago em que cada cena ou acontecimento pareciam ter uma ponte para a mais feliz das épocas da minha vida. Foram 90 minutos de constantes murros no estômago. E estes, agora, são muitos mais pedaços de tempo a digerir o que hoje senti.

PS: Gostava de falar do filme em si. Não consigo.

sábado, julho 29, 2006

ditos

7 de Janeiro de 1905
Vistos de longe, parecemos uma procissão de corvos. As sotainas pretas seguem-se tristemente umas às outras. Alimentamo-nos da mocidade que há em nós.
Estamos proibidos de voar. Obedecemos. Geralmente portamo-nos bem e seguimos os caminhos que nos indicam.
Somos corvos espertos: todos sabemos algumas frases em latim e nenhum abrirá o bico para soltar o queijo ou para dizer o que realmente pensa.

António de Oliveira Salazar
in Diário de Salazar, de António Trabulo

segunda-feira, julho 24, 2006

contradições

Gelados no inverno. Chá quente e torradas em pleno verão.
Haverá melhor contradição?

domingo, julho 23, 2006

sleep

Há cerca de um ano que não dormia 12 horas seguidas. Deitei-me pouco depois da meia-noite e só acordei às 12.40h. A falta de hábito fez com que acordasse cheio de dores de cabeça e com um humor-cão. Mais do que nunca, acho que dormir é, realmente, uma perda de tempo. É urgente a invenção de uma qualquer forma de recuperação de energias mais rápida.

sexta-feira, julho 21, 2006

day feeling

It's a new dawn
It's a new day
It's a new life
For me
And I'm feeling gooooooooooooood

Feeling Good (Muse)

quarta-feira, julho 19, 2006

letra do dia

The more you try to erase me
The more, the more
The more that I appear


The Eraser (Thom Yorke)
(by the way, um grande álbum)

terça-feira, julho 18, 2006

confesso

Não sei qual a razão, mas deu-me um ataque súbito de piroseira aguda com uma música que ouvi ontem. Não a vou revelar aqui porque tal facto deitaria por terra a imagem que tenho vindo a construir. Fica a meia-confissão: forma desesperada de me sentir menos mal...

sexta-feira, julho 14, 2006

últimas semanas... numa imagem



Uma imagem para mostrar o que têm sido as minhas últimas semanas. Estudo, estudo e mais estudo. E ainda falta um trabalho... Sinto-me o único estudante em Portugal que ainda anda às voltas com a escola! E acho que o sentimento se estende ao resto da turma... bah!

quinta-feira, julho 13, 2006

preguiça

Love is in the air? - perguntaram-me há pouco.

Olha, se está - respondi eu - anda lá bem alto e não faço ideias de o ir buscar. Estou demasiado cansado. Ele que desça.

quarta-feira, julho 12, 2006

música para viciar #3

Blossom lipped ladies and men with a gleam in their eyes
Fat happy babies sit on their born thin mother's thighs
Picture a vow
Picture well
I couldn't see the cracks in this fine social scene
I couldn't find the fault with this whole pantomime


All others laughing the jokes by the host
He's no man
All others dancing in couples to these session bands
Wearing smiles
Hot colt 45s
I couldn't see the cracks in this fine social scene
I couldn't find the fault with this whole pantomime


This Fine Social Scene (Zero 7)

Um dos bons momentos de The Garden, o último dos Zero 7. Há qualquer coisa nesta música que me leva a ouvi-la em repeat.

terça-feira, julho 11, 2006

apenas e só... macacos!

Tinha que partilhar este vídeo aqui. É uma das pérolas que se pode encontrar no You Tube. Thanks, Magui!

segunda-feira, julho 10, 2006

meros funcionários

Irrita-me esta glorificação aos jogadores da selecção nacional. É que eles, como tantos outros portugueses, são funcionários ao serviço de uma entidade, logo aquilo que fazem nada mais é do que pura obrigação. E ainda por cima de bons funcionários têm pouco. Nem a totalidade dos objectivos atingiram...

quinta-feira, julho 06, 2006

humpf!

Estou a terminar o 3.º ano do meu curso, o que me dará o grau de bacherel. Ontem fiquei a saber que, para me candidatar ao 4.º ano (licenciatura), tenho que desembolsar cerca de 250 euros por um certificado. Ora, este documento será pedido na secretaria da escola. E adivinhem onde deverá ser entregue? Na secretaria da escola, pois claro. Numa tentativa de minimizar a minha dor, farei questão de não o entregar à mesma funcionária. :p

quarta-feira, julho 05, 2006

dias difíceis

Têm sido difíceis estes últimos dias, divididos entre trabalho e final de ano na escola com trabalhos surpresa à mistura. Por agora, toda a minha criatividade (se é que existe) está canalizada para matérias menos apelativas. Sinto que a qualquer momento começo a escrever sobre assuntos estranh... apresenta-se um assunto com situação descrita pormenorizadamente e inquirido escolhe situação ou cenário que melhor corresponde à sua concepção. E pronto, aconteceu! Eis-me vítima do meu próprio exagero estudantil.

terça-feira, junho 27, 2006

no comments



Não percebo como é possível que três pessoas façam figuras destas numa sexta à noite, em Sesimbra. E esta é a foto mais "normal"...

quinta-feira, junho 22, 2006

constatação

Definitivamente, as mesas de uma sala de aula, ainda que juntas ao estilo de cama, não são o melhor sítio para dormir mais de uma hora, mesmo que seja para fugir ao mundial. As minhas costas que o digam...

quarta-feira, junho 21, 2006

para ver... #1

Acredito que esta música tenha passado ao lado de muita gente. Descobri o respectivo vídeo no You Tube e não resisti a partilhá-lo aqui. Pale 3 feat. Skin com You Can't Find Peace, um dos temas do filme alemão The Princess and The Warrior. Ei-lo!

terça-feira, junho 20, 2006

dicas...

As dicas!
Confesso que tenho uma relação amor-ódio com as dicas. Por um lado, acho piada quando alguém diz algo mais indirectamente, fazendo-me pensar acerca do verdadeiro sentido daquelas palavras. É óbvio que estes jogos são sempre engraçados e podem dar origem a conversas bem interessantes e estimulantes (eu próprio os faço). Por outro, irrita-me o facto de não saber, na maioria das vezes, como as interpretar de forma correspondente e o que responder de seguida. E depois, tudo isto acontece quase sempre via messenger, aquele meio fantástico onde há de tudo menos transmissão de "sentires". Sei lá eu com que intenção as pessoas dizem as coisas ou qual a entoação dada a uma determinada frase. Raios!... ou então é o meu mau feitio. :p

sábado, junho 17, 2006

esta frase é minha! #1

Dizer que o ser humano tende a complicar as coisas é a desculpa dos básicos para justificar os erros da natureza.

quinta-feira, junho 15, 2006

to reach you



Because my inside is outside
My right side's on the left side
'Cos I'm writing to reach you
But I might never reach you

Writing To Reach You (Travis)

terça-feira, junho 13, 2006

...

So, I smell your clothes when you’re not here,
I smell your clothes when you’re not near,
I smell your things, why disappear?
I smell your clothes when you’re not here...
Can you tell me that you’ll be here?

Bonita (The Gift)

segunda-feira, junho 12, 2006

quinta-feira, junho 08, 2006

alegoria da gestão

Recebi este texto via e-mail. Depois de o ler, pensei: "tenho que partilhar isto!". E aqui está. Eis uma história do mundo animal que podia bem acontecer no mundo humano. Ou então acontece...

Todos os dias, a formiga chegava cedinho à oficina e desatava a trabalhar. Produzia e era feliz. O gerente, o leão, estranhou que a formiga trabalhasse sem supervisão. Se ela produzia tanto sem supervisão, melhor seria supervisionada... E contratou uma barata, que tinha muita experiência como supervisora e fazia belíssimos relatórios.
A primeira preocupação da barata foi a de estabelecer um horário para entrada e saída da formiga. De seguida, a barata precisou de uma secretária para a ajudar a preparar os relatórios e contratou uma aranha que, além do mais, organizava os arquivos e controlava as ligações telefónicas. O leão ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com índices de produção e análise de tendências, que eram mostrados em reuniões específicas para o efeito.
Foi então que a barata comprou um computador e uma impressora laser e admitiu a mosca para gerir o departamento de informática. A formiga, de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis e reuniões que lhe consumiam o tempo! O leão concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga trabalhava.
O cargo foi dado a uma cigarra, cuja primeira medida foi comprar uma carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete. A nova gestora, a cigarra, precisou ainda de computador e de uma assistente (que trouxe do seu anterior emprego) para ajudá-la na preparação de um plano estratégico de optimização do trabalho e no controlo do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se mostrava mais enfadada.
Foi nessa altura que a cigarra convenceu o gerente, o leão, da necessidade de fazer um estudo climático do ambiente. Ao considerar as disponibilidades, o leão deu-se conta de que a unidade em que a formiga trabalhava já não rendia como antes; e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico e sugerisse soluções.
A coruja permaneceu três meses nos escritórios e fez um extenso relatório, em vários volumes, que concluía: "há muita gente nesta empresa". Adivinhem quem o leão começou por despedir? A formiga, claro, porque "andava muito desmotivada e aborrecida".

terça-feira, junho 06, 2006

football free zone

Porque não posso ouvir falar de futebol... desde que nasci, aqui fica a minha promessa: este é um blog livre de futebolices. Por aqui não haverá uma única palavra acerca da realidade futebolística que está a anestesiar Portugal e o mundo. Depois, quando acordarem deste sono profundo, não fiquem espantados com mais um imposto, mais um aumento da gasolina ou mais uma medida milagrosa de redução (ou extinção) dos funcionários públicos...

sexta-feira, junho 02, 2006

semana da animação: as imagens

E depois do cartaz, aqui fica a Semana da Animação do Piaget em imagens. Foi grande a edição deste ano. Talvez a melhor desde que começei o curso. Desta vez, conseguimos agitar e mexer com o pessoal da escola. Estas são apenas algumas das muitas que tirámos ao longo destes dias e que mostram um pouco do que pôde ser visto por lá. Mais abaixo, há links para outras.









Outras fotos: foto 5 foto 6 foto 7 foto 8 foto 9 foto 10

Legenda: Foto 1: Performance que fizemos no átrio do bar/refeitório em plena hora de almoço; Foto 2: Actuação de um grupo de música étnica; Foto 3: Actuação de um grupo de hip-hop; Foto 4: Peça de Teatro "Gurugu" (FIAR)

quarta-feira, maio 31, 2006

semana da animação no Piaget



E é durante toda esta semana, no Campus Universitário de Almada (Instituto Piaget). Há teatro, música, exposições, ateliers, curtas-metragens... E há performances feitas por mim e pelo pessoal da turma. Amanhã e quinta-feira vamos apresentá-las à hora de almoço em pleno átrio do refeitório (nervosoooooo!).
Se estiverem por perto apareçam por lá e venham dar força porque uma coisa destas dá prazer, mas custa muito. Que o diga o bronze que apanhamos sábado à tarde na montagem de duas exposições ao ar livre...

PS: E já agora que me dizem do cartaz? Pergunto isto porque a imagem resultou de uma conjugação de ideias entre mim e uma colega - a Inês. Não é para nos gabarmos, mas adoramos o resultado :p

terça-feira, maio 30, 2006

xaudadinhax



Há já algum tempo que não colava aqui uma foto da minha irmã. Aqui está uma das que tiramos na passada sexta-feira à noite, no 'Chá e Guloseimas', uma casa de chá, batidos, chocolates quentes e afins, aqui em Almada. Só de pensar...
Vá, maninha, nada de chorar. É só mesmo para dizer que tenho xaudadinhax! :p

sábado, maio 27, 2006

quinta-feira, maio 25, 2006

e eles operam!



Sempre gostei dos Gomez. Talvez seja a voz sui generis de Ben Otewell (o gajo alto de óculos que muitos pensam ser negro). Ou então é simplesmente a sonoridade, também ela única. Ou será o meu mau feitio de gostar de coisas que a maioria não aprova? Não sei. Nem preciso responder. Sei que gosto deles desde Bring It On que a Rádio Marginal (ainda nos seus tempos mais alternativos) tocava insistentemente.

Na semana passada fui informado que havia novo álbum dos Gomez. Tenho andado desatento, confesso, mas as obrigações assim o ditam. Chama-se How We Operate. Apesar dos avisos amigos de "perigo de adição eminente", parti sem medos em busca do disco. A primeira audição foi feita no site oficial da banda. O tema que dá nome ao álbum serviu de aperitivo para o que se seguia: um trabalho pleno de grandes músicas, capazes de viciar aos primeiros acordes, e que apresentam os Gomez com uma sonoridade um pouco diferente, mas não descaracterizada (nem a voz do Ben permitiria tal coisa). E ainda bem, digo eu.

Curiosos? Então, basta seguir este link e perceberão do que vos falo...

PS: Mary John, thanks pela dica!

terça-feira, maio 23, 2006

E num dia de sol...

... nada como ficar em casa, entre quatro paredes, na companhia dos livros. Não que eles sejam maus, mas...

domingo, maio 21, 2006

lições...



Carolina, obrigado pela grande lição de vida e força que me/nos (turma) deste na passada quinta-feira.

quinta-feira, maio 18, 2006

a minha galeria

Já havia colocado o link aqui no blog, mas faltava um anúncio mais formal. Alimentando uma das minhas outras paixões - a fotografia - criei uma galeria no site 'Olhares' onde vou colocando algumas imagens captadas nos mais diversos locais. Eis o link directo: a minha galeria.
Aguardo comentários! :)

quarta-feira, maio 17, 2006

poix

Depois de ainda há pouco ter navegado por blogs alheios plenos de textos e reflexões profundas, até que fiquei com vontade de fazer o mesmo aqui... Não consigo. Peço desculpa. Pode ser que mais logo ainda por aqui passe para deixar qualquer coisa de realmente útil...

segunda-feira, maio 15, 2006

sun is shining



Sun is shining
The weather is sweet yeah
Makes you wanna move your dancing feet
To the rescue
Here I am
I want you to know y'all
Here I stand
As the morning gathers a rainbow
I want you to know y'all
That I'm a rainbow with you

Sunday Shining (Finley Quaye)

Thank U for this shining sunday!

sexta-feira, maio 12, 2006

frida #1

Entre pastéis, risos e muita palhaçada, a tarde de escola teve hoje um gosto bem diferente. O Centro Cultural de Belém foi o destino ao qual rumamos para ver a exposição da Frida Kahlo e participar nos ateliers de dança e movimento no âmbito dessa mesma exposição. Eis algumas fotos. Acerca da exposição, ela merece um post próprio e mais "à séria".







Legenda: Foto 1: Eu, Chaínho (em pé), Raquel, Ivone, Didita; Foto 2: Acho que nem precisa de legenda...; Foto 3: Uma das imagens do atelier que fizemos.

quarta-feira, maio 10, 2006

abrir olhos

Ele há pessoas que nem assim conseguem ver...


Tentar abrir os olhos, Vito Acconci e Kathy Dillon (1971)

planos furados

Decidi não ir hoje trabalhar para descansar um pouco e dar avanço ao projecto de estágio. A ideia era acordar cedo, fazer o máximo de manhã e aproveitar o sol que lá fora insiste em convidar a outras evasões. Planos furados. Acordei tarde e, com a manhã já irremediavelmente perdida, peguei na bike; 20 minutos depois eis-me na praia. O tempo estava fabuloso, o mar de um azul forte, a areia quase deserta, mas... back to reality! Há um projecto a fazer, um teste que requer estudo à grande, enfim... Tudo coisas que em dias de sol como este se tornam verdadeiros pesadelos. Depois, para piorar as coisas, dois desafios para um regresso à praia. Respondo às mensagens com um difícil e tirado a ferros "não posso, tenho que estudar" e volto à escrita...
E agora me vou. O tempo que programei para o intervalo já se esgotou. Por hoje vou fazer só mais uma hora e tal de estudo e chega.

domingo, maio 07, 2006

still floating, dreaming...



There's a light, when my baby's in my arms.
There's a light, when the window shades are drawn.


Por agora nada mais consigo dizer. Ao pé do que se sente, nada valem mil palavras. É a flutuar que estou. É assim que quero continuar.
Thank U for everything! :)

quarta-feira, maio 03, 2006

dúvidas de um dono de casa temporário

Como é que a minhã mãe consegue a proeza de colocar todos os tachos e panelas no mesmo armário? Eu bem tentei, mas continuam a sobrar dois...

terça-feira, maio 02, 2006

fds (em) grande: as imagens

Depois de um grande fim-de-semana, não só pelo dia extra, mas por tudo o que se passou, eis-me de volta à dura realidade. Restam as imagens de três dias com muito sol, num sítio muito fixe, com pessoas fantásticas. Thank you all!











Legenda: Foto 1: Baía de S. Martinho do Porto; Foto 2: A duna mais espectácular do mundo (descê-la a correr é um vício...); Foto 3: Óbidos à noite (uma das muitas ruas de uma vila incrível que descobri, pela primeira vez, sem sol); Foto 4: Mais uma de Óbidos à noite (desta vez uma das torres); Foto 5: Eu, claro está.

quinta-feira, abril 27, 2006

o ser humano



Achei um piadão a esta imagem porque espelha bem a forma como muitas vezes agimos. Temos as coisas ao nosso alcançe, mas acabamos por escolher sempre o caminho mais penoso... Somos um espectáculo! :)

terça-feira, abril 25, 2006

paz por completo?

Cómo es la clave, cuál el secreto?
Para estar en paz por completo,
dos pies en la tierra y un relato
desde hace rato me tienen sujeto.


Mi Confesión (Gotan Project - Lunático)

A pergunta que muitos fazem e que também eu tantas vezes coloco. Paz por completo... Será que alguma vez conseguiremos atingir esse estado? Ou será que, neste momento, estar em paz significa apenas ter um emprego que nos pague as contas e alguém ao nosso lado?

sexta-feira, abril 21, 2006

música para viciar #2



Chama-se The Breakthrough, é mais recente trabalho de Mary J. Blige e o meu vício actual. Pelas melhores razões do mundo (e que nada têm a ver com ela), foi com o single Be Without You que a vontade de descobrir este álbum começou. Depois de algumas audições do tema, feitas da melhor forma possível, depressa me apressei a conseguir o restante álbum que, quanto a mim, é uma das pérolas musicais dos últimos tempos. Os bons momentos de The Breakthrough são muitos e capazes de, mesmo em pleno comboio, fazer abanar o corpo. Para ouvir em repeat, aconselho: No One Will Do, About You, Gonna Breakthrough e MJB Da MVP. Ah, e claro, Be Without You ;)

segunda-feira, abril 17, 2006

monday...

Todas as segundas deviam ser assim. No local perfeito, com a pessoa certa... Thank U! :p

sábado, abril 15, 2006

still floating...



... and i'm still floating too sitin' in our own cloud. That's the way U make me feel.
Thank U for this magical night, day... :)

sexta-feira, abril 14, 2006

os novos pecados

Posso até levar com um raio divino em cima, tendo em conta a época religiosa que estamos a atravessar, mas não consigo resistir à notícia que hoje fez manchete em alguns jornais televisivos. No site da SIC pode ler-se isto:

Os novos pecados da Igreja Católica
Há novos pecados a ter em consideração pelos católicos no momento da confissão. Se em vez de meditar e ler a Bíblia, estiver a ver televisão, ler jornais ou navegar na Internet, tal poderá querer dizer que está a pecar e deverá confessá-lo.

Estou muito contente! Depois da novidade acerca dos novos métodos de recrutamento de padres, que excluía os homossexuais ou quem tivesse tido práticas do género há menos de três anos, a Igreja Católica continua a inovar e a encontrar novas formas de chamar até si a atenção. Sinceramente acho piada a isto. De tal forma que mal posso esperar pelas próximas novidades...

E agora me vou. Não quero pecar mais por hoje. É que estudei de manhã, vi um pouco de televisão ao almoço e agora estou a usar a net... I'm a naughty boy!

quinta-feira, abril 13, 2006

smile

Smile though your heart is aching
Smile even though it’s breaking
When there are clouds in the sky, you’ll get by
If you smile through your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You’ll see the sun come shining through for you

Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That’s the time you must keep on trying
Smile, what’s the use of crying?
You’ll find that life is still worthwhile
If you just smile

That’s the time you must keep on trying
Smile, what’s the use of crying?
You’ll find that life is still worthwhile
If you just smile


Charlie Chaplin

Uma das letras mais bonitas que já li, numa das músicas mais doces que já ouvi. Tinha que a colocar no blog. E sei a quem a dedico. Mas não digo...

quarta-feira, abril 12, 2006

parabéns maninha!

Que aniversários como este se repitam vezes sem conta e que a felicidade que hoje senti (e sentiste) seja sempre multiplicada pelo que eu gosto de ti!
(tudo isto porque o bolo que trouxeste estava fenomenal) :p









Legenda: Foto 1: Eu e maninha; Foto 2: O grupo under 30; Foto 3: Filipe, Vânia e Eu; Foto 4: Ana, Vânia e Eu.

terça-feira, abril 11, 2006

são prioridades...

Nos extras do DVD de Belleville Rendez-Vous, o realizador Sylvain Chomet refere-se a "Uma Casa Portuguesa" como sendo um êxito da música... espanhola! Sinceramente não condeno este senhor pela sua ignorância e tão pouco fico chocado com tal declaração, sabendo o esquecimento a que o nosso país está votado. O que condeno é a preocupação de um grupo de músicos nacionais que, em vez de se preocuparem com a promoção da nossa identidade e cultura no mundo e com a real defesa do seu trabalho, estão antes preocupados com o combate à pirataria informática que tão pouco os afecta. São prioridades...

sábado, abril 08, 2006

sentimento do dia #1

Letargia
do Lat. lethargia
s. f., estado mórbido em que as funções da vida estão atenuadas por forma tal que parece estarem suspensas.


Motivo: levantei-me cedo para despachar coisas da escola e a falta de um livro fez-me ficar com tudo em suspenso...

sexta-feira, abril 07, 2006

radio days

Numa tentativa mais uma vez falhada de organizar os cd's que aqui tenho, esbarrei com algumas gravações dos tempos em que fiz rádio. As arrumações ficaram a meio. A vontade de ouvir estes cd foi mais forte e ocupou grande parte da noite. Soube bem ouvir a minha voz gravada com a distância que o tempo impôs. O bichinho volto a despertar após um sono de dois anos. O desejo de voltar à rádio regressou em força, apesar de saber que neste momento é impossível tentar qualquer regresso. As prioridades mudaram e, provavelmente, a rádio onde estive também. Esperam-se melhores dias. Enquanto isso não acontece, deixo-vos um cheirinho do que fazia. Não que seja grande coisa, mas pronto... Esta gravação foi para o ar no dia 12 de Setembro de 2003. Ouçam-na aqui.

terça-feira, abril 04, 2006

uns lutam, outros lucram

Portugal na linha da frente do combate à pirataria.
Eis o que se lê nas últimas notícias sobre este assunto. Eu fico feliz. Muito feliz mesmo. É bom ver Portugal à frente dos outros países. Pena é que seja sempre pelas piores razões e esta não é excepção. Portugal está na linha da frente do combate não à pirataria, mas sim à fruição cultural dos portugueses, batalha essa iniciada logo à partida com o imposto de 21% sobre os discos, com ausência de políticas culturais ou com o fecho de escolas no interior profundo do país. Mas o que isso interessa aos músicos? Qual a importância de ter uma audiência informada, conhecedora e exigente se o que vale a pena é vender meia dúzia de discos? Sim, porque mesmo sem pirataria, os músicos nacionais vendem meia dúzia de discos.

É curioso verificar toda esta campanha contra a pirataria. Mais curioso é ver os depoimentos de conhecidos artistas nacionais apelando à não pirataria, quando nas suas caras está estampado tudo menos convicção no que estão a dizer. Sinceramente tenho pena dos músicos nacionais porque no fundo a bandeira agora agitada é toda menos a da defesa da música nacional e do seu trabalho. É que o combate à pirataria não os vai beneficiar a eles, mas sim aos artistas estrangeiros que vendem muito mais do que os tugas. Aliás, estes serão os grandes beneficiários de uma luta na qual os nossos artistas (pelos quais nutro o maior respeito como pessoas e profissionais) dão apenas a cara, tendo como beneficio muito pouco. Irrita-me que eles não percebam isso. Irrita-me que não percebam que às editoras nacionais interessa mais a matéria-prima estrangeira e menos a nacional.

Outra coisa que me faz confusão é saber, por conhecimento profissional de causa, que os concertos ao vivo são as maiores fontes de lucro dos músicos, pelo menos em Portugal, onde as vendas, mesmo sem pirataria, são muito poucas. Irrita-me por isso estes depoimentos de defesa ao combate à pirataria.

Senhores músicos, senhores agentes, senhores organizadores de festivais: o público que vos dá lucro comprando bilhetes para os vossos concertos, que vos apoia e grita, sabendo as letras e músicas de cor e que, no fundo, é a vossa razão de existir, é o mesmo dos downloads ilegais. Todos sabemos a crise em que Portugal está mergulhado. Todos sabemos que comprar um ou dois CD’s (cerca de 40 euros) é um fardo pesado para o orçamento familiar. E o que se aprende com dois CD’s por mês? NADA! O que se aprende e conhece com o download mesmo que ilegal? MUITO MAIS!

É graças ao download gratuito que hoje os grandes festivais organizados em Portugal têm o sucesso que se vê. De outra forma, como explicam o sucesso alcançado nesses mesmos eventos por muitas das bandas que nos visitam? Certamente não será por passarem nas nossas rádios. Todos sabemos bem a magra dieta musical que compõe as playlists das nossas emissoras…

domingo, abril 02, 2006

timeless: iguaria a devorar



O que acontece quando se junta Sérgio Mendes, um dos grandes criadores da música brasileira, a Will.I.Am, dos Black Eyed Peas? E se a estes nomes adicionarmos os próprios Black Eyed Peas, Justin Timberlake, Jill Scott, Stevie Wonder e Erykah Badu, entre outros? A receita parece complicada, os ingredientes da melhor qualidade e a base desta iguaria é tão somente o criador de músicas que levaram a MPB além fronteiras, como o famoso tema da letra "mas que nada, sai da minha frente que eu quero passar...". O resultado é bem real e dá pelo nome de Timeless, um álbum onde a paleta de cores da música do Brasil, liderada pelo samba e pelo bossa nova, se cruzam com sonoridades da cultura urbana norte-americana, de forma surpreendente. Um trabalho que não reinventa a MPB, mas que mostra, mais uma vez, a força deste movimento cultural que tão bem os nossos irmãos brasileiros sabem dar ao mundo.

Entre as propostas, destaco That Heat, com Will.I.Am e Erykah Badu nos vocals, Loose End, com Justin Timberlake, e Fo'-Hop, com Cuinga e Marcelo D2. Três deliciosas fatias deste bolo cheio de calorias. Daquelas que fazem bem e que alimentam o espírito e a mente. E este disco é um dos melhores alimentos dos últimos tempos...

sexta-feira, março 31, 2006

@ school #1

Num dia em que pouco apetecia ir às aulas, eis fotos de alguns momentos que valem muito mais do que a falta de vontade.







Legenda: Foto 1: Inês, Eu, Joana, Chaínho, Didita, Paulo e Rita; Foto 2: Eu e Ivone (sua malucaaaaa!); Foto 3: Eu e um gajo que tem a mania que a crista dele é melhor que a minha! :p