terça-feira, julho 05, 2005

parvos virtuais

É engraçado como uma parte da matéria que estou a estudar para o próximo teste faz tanto sentido nesta altura. A coisa é mais ou menos assim: segundo os autores, quando conhecemos alguém, logo nas primeiras impressões, temos tendência para criar uma "entidade social virtual". Em palavras mais simples, a ideia é de que quando nos confrontamos pela primeira vez com uma pessoa criamos automaticamente uma nova entidade que, na maioria dos casos, não é a mesma da pessoa que ali está à nossa frente, mas antes um ser virtual criado à imagem do que mais desejamos.

Mais uma vez, a teoria vem provar o quão estúpido o ser humano é, principalmente quando queremos que os outros tenham as atitudes que gostaríamos de ver tomar forma.
Caramba, somos mesmo parvos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Nuno!
Eu por norma visito sempre o teu blog, mas nunca tinha deixado um comentário, mas hoje decidi deixar porque achei curioso visto eu também estar de volta dos estudos, e também ver as coisas da mesma maneira que tu.
Infelizmente podemos assistir a essas situações no nosso dia-a-dia na nossa sociedade.
A partir da nossa maneira de ser e de pensar preenchemos automaticamente a ficha pessoal dessa pessoa que acabamos de ser apresentados (sim porque nem se devia de dizer que acabamos de conhecer, pk leva-se muito tempo para conhecer de verdade uma pessoa).
Já me aconteceu n vezes criar essa tal "entidade social virtual" como tu lhe chamas acerca de uma pessoa, e depois mais tarde vir-se a comprovar praticamente o oposto.
Sim, eu também acho que o ser humano as vezes é estúpido, porque acredito k a maioria das pessoas tem a noção de que criar essa entidade é incorrecto de se fazer, mas acabam sempre por o fazer.
As pessoas têm tendência para interpretar sempre as coisas pelo lado mais pessimista e negativo.
... penso k deviamos todos reflectir um pouco mais nos nossos actos...