segunda-feira, julho 11, 2005

causas

Certamente já repararam na lista branca no canto superior direito do blog. Foi retirada do site Make Poverty History, uma página criada na sequência da Cimeira do G8 como forma de alertar os "grandes" do mundo para o facto de que a pobreza existe e que é necessário resolvê-la.

Não acredito na solidariedade que hoje se pratica e muito menos na ideia de donativo. Aliás, de nada serve saciar a fome a um pobre porque não é isso que irá resolver o seu problema. A solução passa por criar condições para que aquela pessoa a quem muitas vezes damos uns trocos, passe a ter autonomia própria, amor próprio e consiga encontrar o caminho para a autosuficiência. E tudo começa com o devolver a todos os que precisam as coisas básicas necessárias para uma vida digna. Começa, por exemplo, por tratar os pobres de forma igual a um outro qualquer cidadão que recorre a um centro de emprego ou a uma repartição. São pequenos actos como este que podem fazer a diferença porque é necessário que os pobres deixem de ser encarados como os coitadinhos da sociedade, para possam ganhar a auto-estima e a força que os vai tirar daquela situação ou, pelo menos, atenuar os efeitos de uma vida que parece ter perdido o rumo.

A razão pela qual coloquei esta faixa branca no blog não é por solidariedade. É uma forma de alertar e de chamar à realidade todos aqueles que pensam que a pobreza se resolve com esmolas. Enganam-se. A solução tem que vir de cima, dos tais "grandes" que possuem condições para a criação de infraestruturas básicas nos países do chamado terceiro mundo. É necessário desenvolver esses países, mas nunca no sentido da exploração de recursos ou de mão-de-obra. A solução é criar estruturas para que aquelas pessoas ali possam trabalhar, receber o seu salário e, consequentemente, consumir para que a economia se possa desenvolver. Este é o caminho, este é o meu alerta, esta é a minha contribuição.

Sem comentários: