quarta-feira, julho 06, 2005

it's evolution, baby

O que é que nos faz parecer diferentes aos olhos de outra pessoa? Será o facto de estarmos realmente diferentes ou, pelo contrário, será que os olhos dessa pessoa hoje nos vêem de outra forma?

Desde sábado que penso nisto afincadamente. À medida que vamos desenvolvendo a nossa cognição, há a tendência (justificada e justificável) para ver e agir de forma diferente. Durante o nosso percurso, vamos absorvendo ensinamentos e experiência que nos fazem ganhar outras formas de encarar o mundo, de percepcionar as situações e de lidar com as pessoas. É quase como se, de repente, nos dessem umas novas lentes através das quais o mundo nos parece de outra forma, facto que, consequentemente, altera o nosso comportamento perante o mundo e os outros seres.

Esta é a única explicação que encontro para o facto de me dizerem que estou diferente. Mudei. Todos mudamos, caramba. "Todo o mundo é feito de mudança". Mas até que ponto essa mudança altera aquilo que somos? Bem, conhecendo como me conheço, a resposta é: em nada! Por mais que mudem, as pessoas continuam a ser as mesmas, mesmo que o neguem. Por isso mesmo, se dizem que estou diferente, eu não lhe chamaria mudança, mas antes evolução. Uma evolução coerente porque, acima de tudo, defendo até à última consequência a minha coerência e integridade mesmo que, aos olhos dos outros, isto possa ser difícil de entender/perceber.

Posso mudar, mas sei que sou o mesmo Nuno de sempre. E que gosto tenho em o ser! E sou apenas eu, nada mais. Tal como os olhos do poeta...

Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

1 comentário:

Anónimo disse...

umas vezes são os olhos, outras vezes são os olhados.

*
cat