domingo, dezembro 12, 2004

fui ao CC e não vi o pai natal

Mais um natal que se aproxima e aumenta a minha tristeza por hoje já não acreditar no pai natal e perceber aquilo que a inocência infantil não deixa entender: tudo não passa de um negócio no qual as pessoas são "obrigadas" a comprar prendas, muitas vezes para não parecer mal, em vez de com o real sentido de agradar aqueles de quem mais gostamos (será que não haverá outras formas de agradar?).
Cada vez mais partilho o hábito de um amigo meu: dar prendas sim, mas quando lhe apetece e sem estar a pensar se a pessoa fez anos ou se é natal. Para ele, e também para mim, a maior prenda que me podem dar é estarem presentes ao longo do ano. Dispenso quem me liga apenas no natal com a ideia de que salvou a situação lembrando-se de mim uma vez em 365 dias.
Depois há o eterno problema do dinheiro, ou da falta dele. Há pouco dei um pulo ao Almada Fórum e demorei mais de 20 minutos arranjar sítio para estacionar (além das habituais corridas para seguir quem vem já com os sacos na mão; depois chegamos ao local e já lá está um gajo com o pisca aceso... bah!). Não se conseguia andar nos corredores tal o número de pessoas e respectivos embrulhos e sacos gigantes que me conseguiram albarroar mais do que uma vez. FUGI! Comprei a prenda da Cátia e pirei-me sem sequer esperar pelo showcase dos The Gift.
Adoro o espírito de natal que vemos nos filmes - aliás adoro ver filmes de natal no natal -, mas quando vou a um centro comercial não vejo nada daquilo. O que vejo é um consumismo desenfreado, pessoas a remexerem as lojas, nas roupas, enfim... venho doente de lá e sem vontade para comprar aquelas prendas que tenho mesmo que comprar (posso esconder-me mas não fugir...). Nem sequer consegui ver o pai natal no meio da confusão! :(
Quanto às prendas, tenho que comprar algumas (poucas) e nem sei quando o vou fazer... E não estou nada preocupado em recebê-las, sou sincero. Quem me quiser dar prendas surpreenda-me e não espere pelo natal para me surpreender. E nem precisa gastar muito...

5 comentários:

Anónimo disse...

Ai...ai...ai...quem mandou ir para um Centro Comercial num dia como esse? Impossível andar, impossível comprar, impossível até pensar...pois para se fugir à confusão, o que mantém os neurónios ocupados, só se consegue ter um pensamento: Tirem-me deste filme...eh!eh!

Eu mesma

Anónimo disse...

Ai...ai...ai...quem mandou ir para um Centro Comercial num dia como esse? Impossível andar, impossível comprar, impossível até pensar...pois para se fugir à confusão, o que mantém os neurónios ocupados, só se consegue ter um pensamento: Tirem-me deste filme...eh!eh!

Eu mesma

Anónimo disse...

Olá a todos
Faço minhas as tuas palavras Nuno... Hoje em dia Natal é sinónimo de negócio e consumismo desenfreado.
Não podes estar mais correcto quando dizes que devemos dar presentes sempre que nos dá na real gana e não apenas no Natal ou aniversário.
Tento estar sempre presente na vida dos meus amigos, que sabem que podem contar comigo 24/7, mas sobretudo nas alturas de maior aperto... Isso sim deveria ser o verdadeiro significado do Natal: amizade, amor e dar sem esperar nada em troca...
Abraços a todos e já agora Merry Xtmas.

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo contigo Nuno!
De facto, hoje em dia, Natal é sinónimo de negócio e consumismo desenfreado.
O mundo parece estar cada ver mais longe do verdadeiro espírito do Natal. Às poucas mentes iluminadas que conseguem "encarnar" esse espírito resta a esperança de que os zombies despertem para aquela que poderia ser uma nova realidade.
O Natal devia ser 24/7/365 e sinónimo de amizade, amor e dar sem esperar nada em troca...
Abraços a todos os bloggers e já agora Merry Xtmas com o verdadeiro espírito!

Nuno disse...

Olá a todos e obrigado pelos comentários. Queria apenas pedir uma coisa: identifiquem-se. Mesmo que não estejam registados no blogspot, coloquem o vosso nome no corpo da mensagem. Assim saberei quem fala... Beijos e abraços!