terça-feira, novembro 30, 2004

de volta à luta!

Já comprei o álbum dos The Gift. E valeu a pena! Este é um exemplo daquilo que pode ser feito para que o público volte a comprar música como antes. Um CD-Duplo+DVD embalado num bonito trabalho gráfico por apenas 17,95€ (preço fnac). Acho realmente uma boa compra e a prova de que, afinal e ao contrário do que dizem as editoras, é possível praticar preços acessíveis. Para quem não sabe, um CD custa menos de 1€, chegando ao público, em média, por mais 15 a 18€... Acho demasiado sabendo de antemão que não é com a venda de discos que os músicos ganham o seu "ordenado". É nos concertos que eles realmente conseguem arrecadar dinheiro.
Não vale a pena tapar o sol com a peneira. Todos sacam música da net e quem não o faz tem uma ou outra cópia de CD's em casa. Todos sabem também que muitas das pessoas que vão aos concertos acabam por conhecer a música (ou as músicas) muito à custa dos downloads e das piratarias. São poucos os que compram CD's hoje em dia. Por alguma razão as editoras se queixam, não é?
E os músicos? Alguém já perguntou a sua real opinião? Será que eles não gostam de sentir que o público sabe as suas músicas de cor e salteado? Haverá melhor recompensa para quem faz música do que ver os seus temas nas bocas de todos? Será que isso não valerá muito mais do que o que recebem com as vendas dos discos?
Por isso, volto à luta! CD's só quando baixarem os preços. E a música não me tem faltado... ;)

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Nunão estou completamente de acordo com o que dizes...por acaso tb falo do mesmo no meu Blog...podem dar um salto por lá em www.dixitmusica.blogspot.com, é a minha prespectiva de músico sobre a coisa...abraço

Anónimo disse...

Completamente de acordo meu caro... sou o bloguer anónimo! quanto aos gift, dum grupo como eles sempre esperei assim umas novidades, sabes? mas pastilha acaba por ser sempre a mm. mas gosto muito de the gift!
ps: tive no bar deles! porreiro! :) kuando descobrires quem sou conto-te prmenores! força ai amigão! :P

Anónimo disse...

Tenho acompanhado a carreira dos The Gift desde que começaram a dar os primeiros passos no mundo da música e acho sinceramente que são um exemplo...corrijo... um bom exemplo a seguir, sobretudo ao nível da relação com a editora. É fantástico conseguirem manter a independência desde o início. O facto de o novo CD ser um duplo a preço normal é apenas mais um exemplo disso. E alguém sabia k eles não têm formação musical? É mais um ponto a favor... São grandes...