sexta-feira, novembro 19, 2004

played again, and again...

As ondas hertezianas que por cá se ouvem (sim, cá estou eu outra vez com a rádio) sofrem de um mal terrível: as repetitivas, pouco criativas e rígidas playlist's. É algo que me irrita tanto, mas tanto que, também eu, não consigo deixar de ser repetitivo com esta conversa (quem me conhece sabe que assim o é). Hoje, não sou capaz de ouvir a mesma rádio mais que 2 horas sabendo que mais tarde ou mais cedo vou escutar os mesmos temas que passaram 120 minutos antes.

Mas o pior em tudo isto não é propriamente a repetição de músicas. Eu próprio, muitas vezes, fico viciado dias a fio num novo tema que acabei de descobrir (sozinho ou com ajuda de algumas pessoas que me rodeiam com excelente gosto musical) e não paro de o ouvir até à exaustão. O verdadeiro problema das tais playlist's é o facto de que, por serem tão limitadas, deixarem de fora grandes músicas, na maioria dos casos até melhores, que deviam chegar aos ouvidos de mais pessoas.

Podem achar estranho, mas por vezes fico triste ao ouvir uma daquelas músicas e saber que poucos são os que têm oportunidade (ou disponibilidade) para a ouvir porque não a conhecem ou porque nem nunca ouviram falar do grupo ou cantor que a interpreta. Claro que a culpa aqui não é só da rádio. As pessoas tornaram-se preguiçosas e hoje o que está a dar é consumir o que já vem mastigado. "Se a vida já é tão complicada, para quê complicar mais?" - dizem elas sem saber o que estão a perder. Fico frustrado quando lhes falo de nomes que para mim são tão familiares e ficam a olhar como se tivesse a falar de aliens cantores. Caramba, às vezes gostava que me ouvissem mais e dessem oportunidades a eles mesmos para perder tempo (claro que é ganhar!) a vasculhar os kazaa's e afins procurando os temas que lhes recomendo.

Volto à carga (sim, eu não desisto) deixando sugestões de algumas das músicas que mais pessoas deviam ouvir, na esperança de que quem aqui vier as procure e fique viciado nelas. Sirvam-se, por favor!

4 Hero - The Fleurs (ou Les Fleurs)
Mesa - Sequela
Rufus Wainwright - Pretty Things
Rufus Wainwright - Grey Gardens
Pluto - Lição de Adição

Sem comentários: