terça-feira, setembro 20, 2005

rádio no blog (update)

Bem, não é bem rádio. É uma pequena experiência que estou a fazer.
Passo a explicar: a partir de hoje, todas as semanas (se tudo correr bem) vou colocar aqui no blog um ficheiro com uma pequena sugestão musical acompanhada de um comentário. Hoje, disponibilizo o primeiro, ainda em versão de teste, para ver como funcionam as coisas e para ouvir e ler os vossos comentários. (...)


Este foi o post que aqui coloquei ontem. Hoje as coisas mudaram de figura porque isto de disponibilizar música na Internet é mais complicado do que eu julgava. Li algures que se colocassemos apenas um excerto da música que não havia qualquer tipo de problema. Foi o que fiz, como sabem. No entanto, hoje liguei para a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) para esclarecer dúvidas e disseram-me que é totalmente proibido fazê-lo. A Lei é bem clara e basta que um dos sentidos (visão ou audição) reconheça uma qualquer parte da obra para que o sarilho esteja instalado.

Por exemplo, se o senhor Jay Kay viesse a este blog, algo que eu acharia perfeitamente natural, e ouvisse a sua música aqui disponibilizada, poderia ficar chateado porque ninguém lhe havia pedido autorização (aqui para nós, eu até acho que ele ficaria contente por ver elogios à sua obra, mas a Lei e os senhores das editoras é que mandam nisto...) e ainda iria sobrar para mim. Sinceramente, apesar do gozo que me iria dar levar para a frente este novo desafio, não me apetece ter problemas com a justiça.

Assim, por enquanto, a ideia fica em stand by. Vou averiguar a melhor forma de contornar a situação porque quero mesmo levar isto em diante. Até lá, vou aqui colocando as sugestões em formato texto (até ao dia em que tenha que pagar para usar os nomes dos artistas e dos respectivos títulos das músicas...). Se alguém me souber ajudar, melhor ainda!

Agradeço todos os comentários que aqui deixaram. Foram fenomenais e deram-me força para continuar com esta ideia. Um grande obrigado a todos!

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Nuno

Ai estás a alimentar o teu sonho de ter um programa teu...eu estarei aqui para ouvir todas as segundas...quem sabe cresce para um Podcast?

Abraço do colega
Zrui

ac3l disse...

gostei. tens uma voz muito cativante e com as pausas nos sitios certos.

qto a forma de ouvir, bastante prática, é mesmo só clicar e apreciar.

ac3l disse...

vi agora o comentário que surgiu entretanto. não está mal pensado quem sabe um podcast lá mais a frente

Anónimo disse...

olá Nuno!
vê-se bem o kt gostas de rádio.
axei mt engracada esta tua proposta. gostei mt e como ouvinte deixame k te diga k axo k tens mt jeito!
em relacao ao Jamiroquai, kd ouço soa-me sempre bem, mas n é propriamente o som k tenho em casa.
fiko curiosa pa ouvir mais!
posso deixar uma sugestao?
gorrilaz- dare, e mais bandas como arcade fire e kaiser chiefs...
bjs

Musicology disse...

Que boa surpresa... Continua! Keep the good vibe!
Hugs

Anónimo disse...

Há sempre uma primeira vez para tudo... esta é a minha, nos comments...
"A felicidade é um trajecto, não um destino." ...e tu vais traçando o teu cumprindo sonhos...
Parabéns. Tás em grande.

LChai

Anónimo disse...

Tinha saudades de ouvir a tua voz.. muito radiofónica sem dúvida!
A música é boa sim senhor!

Sweet kiss

ac3l disse...

humm! compreendo a preocupação com as questões legais.

mas a ideia tem pés para ir em frente. porque não comentares músicas ou mesmo iniciativas de pessoas mais pequenas, que conheças, ou amigpos dos amigos... q não tenham qualquer problema em disponibilizar alguns conteúdos para a tua emissão...

fica a ideia