terça-feira, janeiro 25, 2005

pesca virtual

Quando pensava que tudo (ou quase tudo) estava inventado a nível da comunicação via internet com aqueles que nos são próximos, eis que vejo surgir mais uma invenção. Chama-se hi5 e, segundo um amigo meu, trata-se de uma rede de amigos onde podemos ver os nossos amigos, e os amigos dos nossos amigos e os amigos, dos amigos dos nossos amigos atingindo a certa altura o auge da coisa: ver pessoas que, basicamente, nada nos interessam e que muito menos iremos conhecer. Já recebi inúmeros convites para me juntar à tal rede de pessoas, mas nem sequer prestei a devida atenção ao conteúdo de tais mensagens.

Não estou armado em velho do Restelo, e muito menos em anti-social, mas gerir as múltiplas conversas que por vezes tenho no messenger dá tanto trabalho que me faz, à partida, não querer mais nenhuma forma de interagir com os meus amigos (via internet) e muito menos andar virtualmente à pesca de pessoas ou a bisbilhotar quem é amigo de quem.

É a violação de privacidade no seu auge. E a culpa é nossa! Vamos deixando que perfeitos desconhecidos tomem contacto connosco, com os nossos gostos, com as nossas relações de amizade, etc. Não vale a pena começarem os queixumes de que vivemos numa sociedade que põe toda e qualquer relação pessoal à margem ou que os valores estão esquecidos ou blá blá blá... Enquanto nos deixarmos levar por estas, quanto a mim, inúteis ferramentas, passando preciosas horas à pesca sabe-se lá de quem, os outros vão dominando e controlando a "carneirada massificada" fazendo o que querem e bem lhes apetece sem necessitar sequer da nossa permissão. Ela já está dada. A culpa é minha, é vossa...

1 comentário:

where you hide disse...

Se pensarmos doutra forma também podemos concluir que isso do hi5 é mais uma forma de "engatar" na Internet. Já não chega das pessoas estragerem as suas vidas com a internet??? A internet tem que começar a ter limites. estranhos a bisbilhotarem a nossa vida...Também tem que haver limites. Qualquer dia em vez de ser um refúgio isto torna-se um perigo. Já o é de alguma forma. Mas qualquer dia será o nosso pior inimigo e nem damos conta. Será preciso pessoas como tu a investigar e perceber que há algo novo que não é um vírus mas que nos afecta a todos...