terça-feira, outubro 04, 2005

signing out...

O messenger! Essa grande invenção que, supostamente, serve para nos aproximar dos amigos (estejam eles distantes ou na localidade vizinha), para falar, brincar, rir, trabalhar… Enfim, uma quantidade imensa de recursos para… nada! Pronto, não é bem para nada, mas é que ultimamente começo a ganhar uma certa repulsa a esta ferramenta, de tal forma que se já lá vou pouco a coisa tende a piorar.

Tudo isto porque nos últimos tempos tenho vindo a confirmar algo que à partida já sabia. As palavras via messenger, mesmo que usadas da melhor forma possível, não conseguem transmitir nem 20% daquilo que queremos dizer. O resultado é o contrário aquele que seria de esperar. A conversa acaba por desembocar numa discussão sobre o “sexo dos anjos”. E o pior é que ninguém tem razão porque se um não quis dizer algo de certa forma, quem está do outro lado também não tem culpa de interpretar livremente o que acabou de ler. E porque discutir em forma de texto é das coisas mais parvas que conheço, além de que é uma falta de respeito e de consideração para as duas pessoas envolvidas, acabo por ficar tão irritado, injustiçado e até mesmo triste que pego no telemóvel na tentativa de explicar que aquela frase não queria dizer isto, mas sim aquilo... Com tudo isto vai-se a espontaneidade que para mim é uma das pequenas formas de humanizar este meio. É que para evitar conversas e frases que possam ser mal interpretadas, acabo por não falar tanto, tendo a resumir a conversa a algo de banal e pouco interessante e já não permaneço tanto tempo ligado como antes. O messenger está a cansar-me e nestes tempos conturbados o que menos preciso é de coisas que me cansem a alma.
Vou encerrar a sessão. Até logo!

3 comentários:

Anónimo disse...

E que tal uma sugestão?

o skype...lá pode-se falar...com qualidade e talvez n fiquem coisas por dizer...sempre é mais barato que um tele´movel e se ligam os amigos...

abraço

ZRui

Nuno disse...

AV, claro que também eu já tive grandes conversas via msn (e continuo a tê-las). O que me chateia é o facto de muitas vezes nem as palavras usadas da melhor forma conseguirem ser tão eficazes como uma voz. São pequenas situações como essas que, por vezes, criam certas confusões e discussões que, afinal, acabam por ser tolas. Comigo isso já aconteceu mais que uma vez, daí o desabafo.

Anónimo disse...

Olá Nuno,
Como te entendo. Já tinha chegado à mesma conclusão.Às vezes acontece que, uma vírgula que não se coloca, ou uma palavra lida num contexto diferente daquele em que foi escrita, muda todo o sentido.
Mas é assim...
Bjs