quinta-feira, fevereiro 17, 2005

música com sabor

Share the songs with a friend, he will know your thoughts, he knows your songs, he brings the light you wish, you need to, it’s the cure to your lonely time. (1977 - The Gift)

Mais uma vez os The Gift servem de mote. Ouvir este tema hoje quando vinha da escola fez-me pensar no facto de como descobrir música já não é o que era. Não que goste mais ou menos de o fazer, mas com o passar dos anos sinto que algo mudou. A evolução a nível de suportes, divulgação e disponibilização de temas trouxe as suas vantagens, mas quanto a mim perdeu-se algo muito importante que tem a ver com o "valor" que atribuímos a uma determinada canção ou álbum.

Lembro-me que no início dos anos 90 – a altura em que "despertei" mais para a música, apesar de nos anos anteriores ter ouvido muita (essencialmente clássica) – as rádios, mais libertas que estavam de todas as contingências actuais, eram o principal veículo através do qual se conheciam coisas novas. Os dias passados a ouvir atentamente as saudosas rádio energia e super fm à espera que determinado tema tocasse para finalmente o gravar em cassete, trazem-me uma grande saudade. Eram horas fantásticas porque durante a espera íamos ouvindo dezenas de outros temas, tomando contacto com um número muito mais alargado de músicas. Nesta altura uma canção valia muito e conseguir gravá-la por inteiro sem os jingles das rádios pelo meio, para depois a reproduzir vezes sem conta, era uma vitória (para já não falar das lutas travadas com a antena para que a captação fosse a melhor). Ainda hoje guardo religiosamente muitas dessas cassetes e recordo-me de muitas das sequências musicais que elas contêm. Sei os temas que vêm a seguir uns dos outros e inclusivamente, em alguns dos casos, consigo lembrar-me dos jingles colocados no meio das músicas de tal forma que hoje, quando ouço alguns desses temas em CD ou nas rádios actuais, dou por mim a identificar o sítio exacto em que entrava o jingle da rádio...

Tudo mudou. Hoje, ouvimos um tema na rádio ou ficamos a conhecê-lo através dos amigos e rapidamente o conseguimos obter via download. Completo, sem jingles pelo meio e com um óptimo som. Ganhámos rapidez, perdemos a magia de aprender a descobrir música e deixamos de saborear a emoção de esperar horas, dias até, para poder ouvir uma canção e disputar com os amigos o grande feito de a ter conseguido gravar. Ouço muita música, mas sinto que antes a coisa era menos plástica, tinha mais calor, mais emoção e um outro sabor mesmo que o som muitas vezes não fosse o desejável. O sabor da descoberta, da partilha, do devorar rádio horas a fio em busca do tal tema, aquele que tanto queríamos ter para ouvir, e ouvir, e ouvir...

2 comentários:

Anónimo disse...

olá
é verdade... esses bons velhos tempos já lá vão!!!
já não conseguimos ter o "prazer" que tínhamos a ouvir as músicas que hoje em dia passam nas rádios... é o ponto fraco das novas tecnologias..
beijos
ivone

Anónimo disse...

com a porcaria que passa em mtas rádios seria um real sacrificio, aguardar por aquela música para gravar.

qto à nova tecnologia, tb serve para abrir horizontes e ter acesso a mtos conteúdos que antes não tinhamos sem dar uns € numa loja. mas não falo necessáriamente em pirataria, hoje em dia é fácil e bastante acessivel aceder a uma qualquer loja on-line que tem sede no outro lado do mundo.


bjs,
c@t